Propomos uma dinâmica por meio da divulgação de leituras e do escoamento de experiências nessa esfera, disseminando resultados dignos de serem compartilhados. Espaço voltado a estabelecer um vínculo além das fronteiras das salas de aula. Ambiente inacabado por natureza, pois requer acima de tudo, dialogar com alunos, professores e outros segmentos que queiram usufruir desse universo, fortalecendo relações profícuas, convidando leitores, promovendo registros de impressões e contaminando por meio do olhar, novas gerações leitoras.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

ATENÇÃO 8º ANO E


Vamos estudar algumas curiosidades sobre verbos.
Aguardem orientação da professora
Evitem conversas durante a explicação



Pesquise na internet e anote em seu caderno:
1) O que são verbos defectivos?
2 )Cite alguns exemplos


3 )Pesquise a diferença entre:

Pago e pagado (quando usar um ou outro)
limpo e limpado (quando usar um ou outro)

4) Explique:

Por que escrevemos de formas diferentes:

Vende - se
Vendesse


5) Complete com o verbo adequado (Escolha apenas uma das alternativas)
Quando o Sol  se__________
a) pôr   b)  puser    c) ponha

Se você__________amanhã
a) vir    b) vem  c)  vier

6) Pesquise: O que é verbo auxiliar ( Dê exemplos e diga como eles são usados)

7) Pesquise: Verbo HAVER

Quando usar? Ele vai para o plural? Quando?

8) Explique: Qual a diferença entre o verbo Tem e o verbo Têm. (não vale dizer que um tem acento e o outro não)

9) ATENÇÃO: VERBOS depor  - compor - propor - dispor - supor - têm alguma coisa em comum na conjugação. Pesquise e escreva o que há em comum,ou seja, o que há de semelhante na hora de conjugar?

10) Você sabe o que são verbos ativos e verbos passivos? Pesquise, explique e dê exemplos

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATENÇÃO!!!!!  AGORA FAREMOS INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Você sabe que no próximo ano você terminará o Ensino Fundamental e é muito comum que alunos procurem prestar o Vestibulinho das ETECS para cursar o Ensino Médio ou algum curso técnico gratuito e de ótima qualidade, ok?
Leia a crônica a seguir e prepare-se para fazer uma interpretação  que caiu em uma prova da ETEC
                                         

                                                      A estranha passageira

Stanislaw Ponte Preta


– O senhor sabe? É a primeira vez que eu viajo de avião. Estou com zero hora de voo - e riu nervosinha, coitada.
Depois pediu que eu me sentasse ao seu lado, pois me achava muito calmo e isto iria fazer-lhe bem. Lá se foi a
oportunidade de ler o romance policial que eu comprara no aeroporto, para me distrair na viagem. Suspirei e me
fiz de educado respondendo que estava às suas ordens.
Afinal estava ali pronta para viajar. Os outros passageiros estavam já se divertindo às minhas custas, a zombar do
meu embaraço ante as perguntas que aquela senhora me fazia aos berros, como se estivesse em sua casa, entre
pessoas íntimas. A coisa foi ficando ridícula:
– Para que esse saquinho aí? – foi a pergunta que fez, num tom de voz que parecia que ela estava no Rio e eu em
São Paulo.
– É para a senhora usar em caso de necessidade – respondi baixinho.
Tenho certeza de que ninguém ouviu minha resposta, mas todos adivinharam qual foi, porque ela arregalou os
olhos e exclamou:
– Uai... as necessidades neste saquinho? No avião não tem banheiro? Alguns passageiros riram, outros – por fineza –
fingiram ignorar o lamentável equívoco da incômoda passageira de primeira viagem. Mas ela era um azougue* (...)
e não parava de badalar. Olhava para trás, olhava para cima, mexia na poltrona e quase levou um tombo, quando
puxou a alavanca e empurrou o encosto com força, caindo para trás e esparramando embrulhos por todos os lados.
O comandante já esquentara os motores e a aeronave estava parada, esperando ordens para ganhar a pista de
decolagem. Percebi que minha vizinha de banco apertava os olhos e lia qualquer coisa. Logo veio a pergunta:
– Quem é essa tal de emergência que tem uma porta só pra ela?
Expliquei que emergência não era ninguém, a porta é que era de emergência, isto é, em caso de necessidade,
saía-se por ela.
Madama sossegou e os outros passageiros já estavam conformados com o término do “show”. Mesmo os que mais
se divertiam com ele resolveram abrir jornais, revistas ou se acomodarem para tirar uma pestana durante a viagem.
Foi quando madama deu o último vexame. Olhou pela janela (ela pedira para ficar do lado da janelinha para ver a
paisagem) e gritou:
– Puxa vida!!!
Todos olharam para ela, inclusive eu. Madama apontou para a janela e disse:
– Olha lá embaixo.
Eu olhei. E ela acrescentou: – Como nós estamos voando alto, moço.
Olha só ... o pessoal lá embaixo parece formiga.
Suspirei e lasquei:
– Minha senhora, aquilo são formigas mesmo. O avião ainda não levantou voo.


1) De acordo com as características dessa crônica, é correto
afirmar que se trata de um texto
(A) narrativo, pois conta um fato por meio das
linguagens verbal e não verbal.
(B) narrativo, pois conta, em primeira pessoa, um fato
que pode ser verídico ou fictício.
(C) narrativo, pois conta, em terceira pessoa, um fato
que pode ser verídico ou fictício.
(D) descritivo, pois o autor argumenta a favor da
eficiência do transporte aéreo.
(E) descritivo, pois o autor explora as características
físicas das personagens.

2) Segundo o texto, é correto afirmar que o narrador
descreve “a estranha passageira” como uma mulher
(A) silenciosa, indiscreta e mal-humorada.
(B) discreta, elegante e mal-humorada.
(C) educada, tímida e impaciente.
(D) introvertida, agressiva e distraída.
(E) extrovertida, indelicada e indiscreta.

3)Considerando o texto, é correto dizer que “a estranha 
passageira” 
(A) exigiu que as aeromoças esclarecessem algumas 
dúvidas.
(B) omitiu do narrador o fato de nunca ter viajado de 
avião.
(C) era uma cliente assídua daquela companhia aérea.
(D) impossibilitou que o narrador desfrutasse do prazer 
da leitura. 
(E) notou que alguns passageiros dispunham de 
assentos privilegiados.

4)“O comandante já esquentara os motores e a aeronave 
estava parada, esperando ordens para ganhar a pista 
de decolagem. Percebi que minha vizinha de banco 
apertava os olhos e lia qualquer coisa.”
As formas verbais em destaque foram empregadas no 
modo indicativo e a respeito delas é correto afirmar que
(A) esquentara está no pretérito mais-que-perfeito e 
expressa incerteza sobre os fatos.
(B) esquentara está no pretérito imperfeito e expressa 
convicção sobre fatos futuros.
(C) percebi está no pretérito perfeito e expressa ação 
concluída no passado.
(D) apertava está no pretérito perfeito e expressa ação 
habitual e repetitiva.
(E) percebi está no pretérito imperfeito e expressa ação 
que perdura até o presente.

5)Assinale a alternativa em que o verbo e o pronome, entre
parênteses, substituem corretamente as expressões em
destaque.
(A) O narrador transmitia calma e segurança
à passageira. (transmitia-as)
(B) Ele não pôde ler o romance recém-adquirido.
(ler-lhes)
(C) Antes da decolagem, os viajantes abriam jornais
e revistas para se distrair. (abriam-os)
(D) Os outros passageiros fingiram ignorar os
equívocos daquela senhora. (ignorar-lhes)
(E) A passageira arregalou os olhos ao descobrir a
utilidade dos saquinhos. (arregalou-os)

6)Leia os fragmentos para responder à questão.
– O senhor sabe? É a primeira vez que eu 
viajo de avião. Estou com zero hora de voo.
Depois pediu que eu me sentasse ao seu 
lado, pois me achava muito calmo e isto iria 
fazer-lhe bem. 
– E ela acrescentou: – Como nós estamos 
voando alto, moço. 
Esses trechos apresentam, respectivamente, os discursos 
(A) direto, direto e direto.
(B) direto, direto e indireto.
(C) direto, indireto e direto.
(D) indireto, direto e indireto.
(E) indireto, direto e direto.

Nenhum comentário: