Propomos uma dinâmica por meio da divulgação de leituras e do escoamento de experiências nessa esfera, disseminando resultados dignos de serem compartilhados. Espaço voltado a estabelecer um vínculo além das fronteiras das salas de aula. Ambiente inacabado por natureza, pois requer acima de tudo, dialogar com alunos, professores e outros segmentos que queiram usufruir desse universo, fortalecendo relações profícuas, convidando leitores, promovendo registros de impressões e contaminando por meio do olhar, novas gerações leitoras.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

8D Preparando-se para a redação do Saresp

http://www.paralerepensar.com.br/a_aguiaeagalinha.htm


   Esse texto servirá para o embasamento de uma produção textual


  Você vem sendo preparado para ter competência de escrever textos argumentativos, certo?

 1)  O texto que você acaba de ler te deixou uma mensagem? Que mensagem foi essa?




      Imagine que você terá de elaborar um rascunho para uma produção textual.
      Você já conhece várias dicas de como deve se comportar em um texto argumentativo.
     REDIJA em seu caderno um texto argumentativo articulando ideias sobre a seguinte problematização:

                      A escola prepara o aluno para o futuro profissional e humano ou apenas mostra os caminhos que ele deve percorrer para atingir esses objetivos? 


                    A ESCOLA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA
     

    A escola contribui e muito para a formação de pessoas competentes não apenas para o mercado de trabalho, mas também para o exercício da cidadania. Esperar que ela sozinha dê conta de todo esse processo nos leva a discutir em que condições estamos sendo preparados. Classes lotadas, alunos desanimados e professores descontentes podem representar um grande problema se a ideia é fazer com que os alunos sejam bem preparados. A boa notícia é que ainda existem pessoas que lutam para que a escola alcance tais objetivos.

    É comum vermos em jornais escritos e falados a divulgação de que a escola, principalmente a  pública, não está preparando os alunos como deveria. Se de fato isso ocorre, por que ainda vemos alunos advindos das escolas públicas cursando faculdades e entrando no mundo do trabalho para garantir o seu sustento? O que dizer de alunos que mesmo muito jovens, com 14 ou 15 anos, já mostram interesse em avançar nos estudos e seguir uma carreira digna de um cidadão? O incentivo de gestores e  professores, garantindo uma educação de qualidade fará com que  alunos tenham uma boa formação e consequentemente desempenhem seus papéis de cidadãos honrados e responsáveis por um mundo melhor.

   Concluímos que o texto: "A águia e as galinhas" reforça a ideia de que devemos ir longe, apesar de muitas vezes nos dizerem o contrário. Na escola, cada um fazendo a sua parte: uns ensinando; outros estudando, com certeza o resultado só poderá ser positivo.



Nenhum comentário: