Propomos uma dinâmica por meio da divulgação de leituras e do escoamento de experiências nessa esfera, disseminando resultados dignos de serem compartilhados. Espaço voltado a estabelecer um vínculo além das fronteiras das salas de aula. Ambiente inacabado por natureza, pois requer acima de tudo, dialogar com alunos, professores e outros segmentos que queiram usufruir desse universo, fortalecendo relações profícuas, convidando leitores, promovendo registros de impressões e contaminando por meio do olhar, novas gerações leitoras.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

8º ano E


Um dos erros que mais prejudica a expressão adequada de suas ideias é a insistente repetição de uma mesma palavra. Isso causa uma impressão desagradável a quem lê sua redação, além de sugerir pobreza de vocabulário.
A língua portuguesa é uma das mais ricas em relação a léxico*, com uma quantidade que ultrapassa os 300 mil verbetes.
Por isso, quando você constatar que repetiu várias vezes o mesmo vocábulo procure imediatamente encontrar sinônimos ou pronomes que possam ser usados em substituição a ele.
Observe um exemplo:

“Os empresários têm encontrado certos problemas para contratar mão-de-obra especializada, nesses últimos meses. O problema da mão-de-obra é consequência de um problema maior: os altos níveis de desemprego constatados algum tempo atrás. Enfrentando problemas para conseguir empregos nas fábricas a que estavam acostumados, dedicaram-se a outras atividades, criando, para as indústrias, o problema de não encontrar pessoas acostumadas a funções específicas. Demorará ainda algum tempo para que este problema seja solucionado”.

Nenhum comentário: