TABELA DE
ESPECIFICAÇÃO – LÍNGUA PORTUGUESA
Ensino
Fundamental - 8a
Série
Esferas discursivas e gêneros de
textos escritos
|
Habilidades propostas para a leitura dos
gêneros
|
Gabarito
|
||
Manhã
|
Tarde
|
Noite
|
||
1. Artístico
- Literária
(crônicas
reflexivas)
|
1.
Identificar
a tese defendida pelo autor no texto.
|
D
|
C
|
A
|
2.
Estabelecer
relação entre a tese e os argumentos apresentados para defendê-la.
|
C
|
D
|
B
|
|
3.
Estabelecer
relações lógico-discursivas, marcadas no texto pelo uso de advérbios,
conjunções, pronomes, tempos verbais etc.
|
B
|
A
|
B
|
|
4.
Inferir
os efeitos de ironia ou humor no texto.
|
B
|
C
|
D
|
|
5. Inferir o sentido de palavra ou expressão
no contexto do texto.
|
A
|
A
|
B
|
|
6.
Inferir
o efeito de sentido produzido no texto pelo uso de pontuação expressiva ou de
outras notações gráficas.
|
C
|
B
|
C
|
|
2. Artístico
- Literária
(poemas
narrativos)
|
7.
Identificar
tema, conflito gerador ou outros elementos da organização e estrutura da
narrativa.
|
A
|
C
|
D
|
8.
Reconhecer
o efeito de sentido produzido no texto, decorrente da escolha de palavra ou
expressão.
|
D
|
A
|
B
|
|
9.
Reconhecer
o efeito de sentido produzido no texto, decorrente da exploração de recursos
gráficos ou ortográficos ou morfossintáticos.
|
B
|
D
|
A
|
|
10.
Estabelecer
relações entre as partes do texto, identificando repetições ou substituições
que contribuem para sua continuidade.
|
D
|
C
|
B
|
|
11.
Estabelecer
relação causa / conseqüência entre partes ou elementos do texto.
|
B
|
D
|
B
|
|
3. Escolar/Divulgação
Científica
(artigos ou
definições compostos por textos que os complementam - boxes, gráficos,
tabelas, diagramas, esquemas, legendas, subtítulos, imagens, ilustrações,
fotos etc)
|
12.
Identificar
o tema / assunto do texto.
|
D
|
C
|
D
|
13.
Localizar
no texto informações explícitas.
|
C
|
Anulada |
C
|
|
14.
Estabelecer
relações entre as diferentes formas de apresentar uma informação, na
comparação entre o texto base e os outros textos que o complementam.
|
A
|
B
|
B
|
|
15. Inferir informação implícita no texto.
|
D
|
A
|
A
|
|
4. Jornalística
(reportagens
compostas por textos que as complementam e caracterizam – manchetes, boxes,
gráficos, tabelas, diagramas, esquemas, legendas, subtítulos, imagens,
ilustrações, fotos etc)
|
16.
Identificar
o tema / assunto do texto.
|
C
|
B
|
B
|
17.
Localizar
no texto informações explícitas.
|
B
|
D
|
D
|
|
18.
Distinguir
no texto um fato da opinião relativa a esse fato.
|
A
|
B
|
B
|
|
19.
Estabelecer
relações entre as diferentes formas de apresentar uma informação, na
comparação entre o texto base e os outros textos que o complementam.
|
D
|
A
|
A
|
|
20.
Reconhecer
posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas a um mesmo fato.
|
B
|
C
|
C
|
|
21.
Inferir
informação implícita no texto.
|
D
|
A
|
A
|
|
5. Jornalística
(artigos ou
cartas de opinião)
|
22.
Identificar
a finalidade do texto, considerando seu gênero, estrutura, tema / assunto,
possível interlocutor / leitor.
|
B
|
C
|
B
|
23.
Identificar
a tese defendida pelo autor no texto.
|
D
|
C
|
C
|
|
24.
Identificar
marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto.
|
A
|
A
|
D
|
|
25.
Estabelecer
relação entre a tese e os argumentos apresentados para defendê-la.
|
C
|
A
|
A
|
|
26.
Reconhecer
posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas a um mesmo fato.
|
B
|
A
|
C
|
|
6. Ocupacional
(instruções,
regulamentos, receitas, bulas, listas de procedimentos compostas ou não por
textos complementares).
|
27.
Identificar
a finalidade do texto, considerando seu gênero, estrutura, tema / assunto,
possível interlocutor / leitor.
|
B
|
C
|
B
|
28.
Localizar
no texto informações explícitas.
|
D
|
B
|
D
|
|
29.
Identificar
marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto.
|
C
|
D
|
C
|
|
30.
Diferenciar
as partes principais e as partes secundárias do texto.
|
D
|
A
|
D
|
Questão anulada: No
13 tarde – não
há alternativa correta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário