Propomos uma dinâmica por meio da divulgação de leituras e do escoamento de experiências nessa esfera, disseminando resultados dignos de serem compartilhados. Espaço voltado a estabelecer um vínculo além das fronteiras das salas de aula. Ambiente inacabado por natureza, pois requer acima de tudo, dialogar com alunos, professores e outros segmentos que queiram usufruir desse universo, fortalecendo relações profícuas, convidando leitores, promovendo registros de impressões e contaminando por meio do olhar, novas gerações leitoras.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Gabarito Saresp


TABELA DE ESPECIFICAÇÃO – LÍNGUA PORTUGUESA

Ensino Fundamental - 8a Série
Esferas discursivas e gêneros de textos escritos

Habilidades propostas para a leitura dos gêneros

Gabarito
Manhã
Tarde
Noite
1.   Artístico - Literária
(crônicas reflexivas)
1.   Identificar a tese defendida pelo autor no texto.
D
C
A
2.   Estabelecer relação entre a tese e os argumentos apresentados para defendê-la.
C
D
B
3.   Estabelecer relações lógico-discursivas, marcadas no texto pelo uso de advérbios, conjunções, pronomes, tempos verbais etc.
B
A
B
4.   Inferir os efeitos de ironia ou humor no texto.
B
C
D
5.   Inferir o sentido de palavra ou expressão no contexto do texto.
A
A
B
6.   Inferir o efeito de sentido produzido no texto pelo uso de pontuação expressiva ou de outras notações gráficas.
C
B
C
2.   Artístico - Literária
(poemas narrativos)
7.   Identificar tema, conflito gerador ou outros elementos da organização e estrutura da narrativa.
A
C
D
8.   Reconhecer o efeito de sentido produzido no texto, decorrente da escolha de palavra ou expressão.
D
A
B
9.   Reconhecer o efeito de sentido produzido no texto, decorrente da exploração de recursos gráficos ou ortográficos ou morfossintáticos.
B
D
A
10. Estabelecer relações entre as partes do texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade.
D
C
B
11. Estabelecer relação causa / conseqüência entre partes ou elementos do texto.
B
D
B
3.   Escolar/Divulgação Científica
(artigos ou definições compostos por textos que os complementam - boxes, gráficos, tabelas, diagramas, esquemas, legendas, subtítulos, imagens, ilustrações, fotos etc)
12. Identificar o tema / assunto do texto.
D
C
D
13. Localizar no texto informações explícitas.
C

Anulada

C
14. Estabelecer relações entre as diferentes formas de apresentar uma informação, na comparação entre o texto base e os outros textos que o complementam.
A
B
B
15. Inferir informação implícita no texto.
D
A
A
4.   Jornalística
(reportagens compostas por textos que as complementam e caracterizam – manchetes, boxes, gráficos, tabelas, diagramas, esquemas, legendas, subtítulos, imagens, ilustrações, fotos etc)
16. Identificar o tema / assunto do texto.
C
B
B
17. Localizar no texto informações explícitas.
B
D
D
18. Distinguir no texto um fato da opinião relativa a esse fato.
A
B
B
19. Estabelecer relações entre as diferentes formas de apresentar uma informação, na comparação entre o texto base e os outros textos que o complementam.
D
A
A
20. Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas a um mesmo fato.
B
C
C
21. Inferir informação implícita no texto.
D
A
A
5.   Jornalística
(artigos ou cartas de opinião)
22. Identificar a finalidade do texto, considerando seu gênero, estrutura, tema / assunto, possível interlocutor / leitor.
B
C
B
23. Identificar a tese defendida pelo autor no texto.
D
C
C
24. Identificar marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto.
A
A
D
25. Estabelecer relação entre a tese e os argumentos apresentados para defendê-la.
C
A
A
26. Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas a um mesmo fato.
B
A
C
6.   Ocupacional
(instruções, regulamentos, receitas, bulas, listas de procedimentos compostas ou não por textos complementares).
27. Identificar a finalidade do texto, considerando seu gênero, estrutura, tema / assunto, possível interlocutor / leitor.
B
C
B
28. Localizar no texto informações explícitas.
D
B
D
29. Identificar marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor do texto.
C
D
C
30. Diferenciar as partes principais e as partes secundárias do texto.
D
A
D

Questão anulada:      No 13 tarde – não há alternativa correta.

Nenhum comentário: