Propomos uma dinâmica por meio da divulgação de leituras e do escoamento de experiências nessa esfera, disseminando resultados dignos de serem compartilhados. Espaço voltado a estabelecer um vínculo além das fronteiras das salas de aula. Ambiente inacabado por natureza, pois requer acima de tudo, dialogar com alunos, professores e outros segmentos que queiram usufruir desse universo, fortalecendo relações profícuas, convidando leitores, promovendo registros de impressões e contaminando por meio do olhar, novas gerações leitoras.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Fita verde no cabelo /Entendendo as metáforas do texto poético


Fita Verde no Cabelo é um conto. Até aí, tudo bem, não é mesmo? Vamos nos aventurar a seguir algumas pistas textuais nos valendo de reflexões sobre o tema. A menina faz um trajeto muito semelhante ao da conhecida Chapeuzinho Vermelho dos contos infantis. Que tal compararmos o verde da fita com a idade da menina.....se está verde ainda não está maduro, certo? o verde representa a imaturidade da personagem, bem como a " velha avó" que está morrendo representa a  infância da garota que está indo embora.

Papo cabeça: Você tinha se dado conta disso ao ler o texto? Seja sincero! É sempre bom lembrar: as metáforas estão presentes nos textos poéticos, nas poesias, nas propagandas e comerciais, mas não são usadas em textos jurídicos, notícias, receitas, bulas, contratos entre outros exemplos por motivos óbvios. Você saberia dizer  que  motivos são esses? 

Nenhum comentário: