Propomos uma dinâmica por meio da divulgação de leituras e do escoamento de experiências nessa esfera, disseminando resultados dignos de serem compartilhados. Espaço voltado a estabelecer um vínculo além das fronteiras das salas de aula. Ambiente inacabado por natureza, pois requer acima de tudo, dialogar com alunos, professores e outros segmentos que queiram usufruir desse universo, fortalecendo relações profícuas, convidando leitores, promovendo registros de impressões e contaminando por meio do olhar, novas gerações leitoras.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

ATENÇÃO 3D e 3E: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA


   Na última aula,  acessamos um link que dava 10 sugestões de redação. Caso você tenha faltado é só verificar  :Semeolhares: Temas possíveis para a redação do Enem.

   A atividade de hoje é a seguinte:  Você deverá desenvolver um rascunho de redação sobre um tema escolhido. É importante ressaltar que não se trata de um texto definitivo e sim um "esboço".

   Você  será avaliado pelos textos produzidos: esboço/intervenção do professor proposta de refacção , se necessário/texto definitivo.

    Bom trabalho!


    Não esqueça: nome, número e série.

30 comentários:

Anônimo disse...

Ainda ouve se falar sobre o acidente ocorrido na boate KISS em Santa Maria, no Rio Grande do Sul onde 242 jovens teve a vida interrompida quando buscavam diversão em uma balada universitária na cidade.
Muitas pessoas acreditam. culpam os jovens pelo desastre, isso se trata de gente ignorante e sem conhecimento. Como pode se culpar alguém por estar se divertindo pelo fato de esta em uma casa noturna não muda as circunstancia e nem o culpado.
Já vimos um caso de acidente em que as vitimas são os jovens na nossa cidade, A coisa no brasil sempre vem a puxar pelo lado mais fraco da historia, já estamos cansado de ver esse rumo sendo tomado em diversos caso no pais. O mais bizarro disso é que tem gente hipócrita e que se manipula com tamanha facilidade.

GUSTAVO L P 18, 3°"E"

Juan 3°E N°:21 disse...

Este programa é em que o governo pega médicos internacionais para trabalharem no Brasil.
Existem muitas criticas nesse assunto como por exemplo a língua em que esse médico fala, o quanto ele ganha, seus benefícios e etc ...
Muitas reclamações vem em vão ao valor que não é pago corretamente a esses médicos, e muitas acabam encerrando o contrato e voltando ao seu país
Os lugares onde trabalham , o governo pede para que a população mais precária tenha mais acesso, mais as condições de trabalho desses médicos não é muito favorável.
Então, Pra mim o brasil deveria não exportar médicos e sim fazer médicos e melhorar as faculdades .

Gabriel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Rascunho


estamos vivenciando, momentos de revolta do povo.
A luta que não esta sendo feita "apenas pelos R$0,20", onde temos um governo corrupto que utilizam o dinheiro de impostos para construir estádios para uma copa.
O pais não tem estrutura para ter um evento tão grande quanto copa, mas infelizmente as pessoas só conseguiram ver o erro em cima da hora.


Rafael Medeiros n°30 3E

Karina Consolmagno disse...

Karina Consolmagno nº23 3ºE

Tema : Mais Médicos.

O buraco é mais embaixo...

A área da medicina é um leque sem fim, há muitas áreas, muitas faculdades, muitos profissionais se formando, porém, mesmo com tudo o que temos, não parece o suficiente. Aparece em todos os lugares, na internet, jornais etc, que médicos estrangeiros estão vindo para o Brasil para atuar na área e 'preencher' os cargos. Parece algo bom, porém, não é a solução. O problema não é a falta de profissionais, o problema é a condição de trabalho.
Não importa se tem médicos vindo para o Brasil, não precisaríamos de médicos de fora se caso as condições de trabalho fossem melhores. Porque há tantos profissionais da saúde esperando por uma vaga,profissionais bons, porém não podem ser aceitos, ou não aceitam pois o local não tem condições de sustentar médicos, enfermeiros ou biomédicos, muito menos pacientes. Muitos tem a infelicidade de ter de atender o paciente de uma forma ruim pois não podem fazer algo para melhorar, o hospital não tem estruturas e condições para isso.
Então não é 'mais médicos', é qualidade, de que adianta vir médicos estrangeiros se não temos condições? Precisamos melhorar as estruturas do Brasil primeiro, dar condições aos pacientes e profissionais antes de recebermos outros de fora. Porque de nada adianta se obtermos bons médicos e termos péssimas áreas de trabalho. Mais médicos não é a solução, não se tapa o sol com uma peneira.

Anônimo disse...

Lais padilha ettore n°24 3ºE

Tema:Diversão e responsabilidade na juventude

Titulo: Adolescente responsável

De um lado pais rígidos que não deixam seus filhos sair para baladas, ou que fiquem até tarde na rua. Do outro, famílias que deixam os jovens fazerem o que querem. Ambos valorizam a questão da segurança, uns demais e outros de menos.
Desde crianças, seus responsáveis são extremamente cuidadosos, principalmente quando bebês, nos primeiros passos. Mas que quando jovens, esses mesmos pensam que eles estão prontos para aproveitar a vida, assim deixam ir em festas, raves.
Agregado a isso, existem famílias que são de certa maneira mais liberais, deixando livres para que possam fazer certos atos que podem for fim prejudica-los. Essa situação acontece principalmente por seus pais passarem o dia trabalhando, restando pouco tempo para ficar com seus filhos. Assim talvez por desobediência, muitos jovens são deixados levar pela influencia de outros e assim se comportarem de determinada forma.
Em visto disso, fica evidente que o ambiente familiar (a união da família) tem um importante papel na vida do adolescente para que tenham mais responsabilidade. É fundamental dialogo entre pais e filhos, regras e confiança, enfim, expandir a "visão" do jovem a cerca da diversão.

Gabriel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

É comum jovens procurar diversão em casas noturnas, festas em rodovias, o que não é algo errado, pelo contrário, é algo bem natural. Porém, tudo tem que ser feito com segurança e cautela. Hoje quando os jovens pensam em diversão, logo o pensamento vem acompanhado de bebida e da falta de responsabilidade por escolher coisas erradas.O consumo de bebida alcoólica não tem aparência ruim, algo que faz mal. Ao contrário, nas propagandas o álcool é associado ao sexo e mulheres bonitas, sucesso nas relações. Também a procura de drogas legais e ilegais se refere a busca de respostas ou solução de problemas de maneira fácil. Por serem jovens, muitas escolhas feitas nessa fase irão prevalecer pelo resto da vida, sendo elas certas ou erradas. Diversão é muito importante pois ajuda na formação de amizades, até mesmo na descontração, mas temos com exemplo vários adolescentes que saíram de casa no intuito de se divertir, e não voltaram nunca mais, por imprudência de terceiros, seja no transito ou falta de adequamento de lugares frequentados pelos jovens. Baseado nisso, podemos usar para a nossa própria conscientização, que tudo tem que ser feito com muita cautela. Temos também, como exemplo, não jovens que acabaram numa fatalidade, mas sim, que engravidam por total falta de prevenção, pegam doenças, ou até mesmo usam muitas drogas. E quem se responsabiliza por atos como estes é a sociedade, que acaba tendo que gastar mais na saúde com recursos para dependentes químicos, crianças sendo criadas sem uma estrutura familiar sólida, com pai e mãe, entre outros. Um jovem deve aprender desde cedo a importância do trabalho para desde cedo, já ter em mente seus deveres, seus direitos, ter a mente engajada em suas conquistas, pois ao contrario disso, o mundo será feito de homens e mulheres sem responsabilidade.


Thaís Vaz Nº33 3º"E"

Anônimo disse...

Bruna da Silveira Oliveira nº07 3ºE
Tema: Supervalorização do corpo
*esboço

Padrões imaginários

Todos sabemos que na sociedade atual a imagem é supervalorizada, por isso não são raros os casos de pessoas que estão em busca do corpo perfeito. Essa obsessão afeta principalmente os jovens que são influenciados pela mídia por meio de revistas, Tv, e principalmente pela internet.
A mídia criou um padrão imaginário do que é ser bonito e podemos notá-lo quando folheamos uma revista e encontramos apenas fotos de modelos magras, ou quando ligamos a Tv e assistimos uma novela onde a personagem magra é bem sucedida enquanto a gorda é a infeliz. A pressão para ser perfeito aumenta ainda mais quando em entrevistas de empregos somos avaliados primeiramente pela aparência e em segundo plano pelo nosso conhecimento e experiência.
Muitos jovens chegam ao extremo para conseguir seu corpo "perfeito", enfrentando dietas rigorosas, e as vezes até deixando de comer para chegar ao peso considerado ideal para sociedade. É claro que não há problema em querer diminuir seu peso, mas quando isso começa a afetar a sua saúde começa a se tornar preocupante. Os jovens de hoje em dia precisam ser instruídos, e não alienados.

Gabriel disse...

Esboço: Gabriel Pereira 3ºE n°38

Tema: supervalorização do corpo
Título: mens sana in corpore sano

Atualmente a cultura pelo corpo perfeito está ganhando cada vez mais força. Academias e clínicas especializadas em fornecer o “bem estar” a pessoas nunca foram tão procuradas e cada vez mais tender a crescer. Sem dúvida a preocupação com a saúde e o bem estar pessoal são essenciais para todos ,contudo há que se alertar quanto aos excessos a que muitos recorrem, como produtos proibidos e a busca a clínicas de estética cada vez mais cedo por jovens, muitas antes de completar a maioridade. Além da mídia que cultua diariamente corpos perfeitos, o mercado de trabalho, mesmo que não explicitamente, também requer certos atributos físicos para a ocupação de cargos específicos. Dessa forma, a corrida contra o tempo nas academias tem ganhado força, especialmente entre jovens.Os perigos resultantes dessa irresponsabilidade são conhecidos por todos, e vão de alterações comportamentais até o falecimento. É essencial que os pais conheçam os ambientes onde seus filhos praticam atividade física, seus profissionais, e sobretudo, que fiquem atentos a mudanças comportamentais, indício de pessoa que está consumindo substâncias do tipo , as cirurgias para correções de imperfeições no corpo é uma constante nos dias atuais. Por outro lado, muitas jovens tem buscado essas clínicas, não para corrigir imperfeições, e sim para satisfazer caprichos emediato. Prova disso é que muitas ainda estão em fase de crescimento e não desenvolveram completamente o corpo. Tem que estabelecer uma idade mínima para a realização de cirurgias do tipo, já que muitas vezes as famílias são concordantes e apoiam os procedimentos.É grande a importância de manter-se saudável , para isso são necessárias regras e consciência de que o corpo precisa de um determinado tempo para retribuir aos cuidados. Recorrer a medicina também é uma alternativa, contudo é necessário uma legislação para especificar os casos em que realmente ela é necessária, o público alvo, idade e procedimentos para tal ...

Anônimo disse...

Atualmente a procura pelo corpo perfeito está ganhando cada vez mais adaptações. Academias e clínicas especializadas em proporcionar o “bem estar” a pessoas nunca foram tão procuradas e cada vez mais tender a crescer. Sem dúvidas a preocupação com a saúde e o bem estar pessoal são essenciais para todos, contudo há que se alertar quanto aos excessos a que muitos recorrem, como produtos proibidos e a busca a clínicas de estética cada vez mais cedo por jovens, muitas antes de completar a maioridade.
Além da mídia que cultua diariamente corpos perfeitos,ela mesmo que não explicitamente, também requer certos recursos físicos para a ocupação de cargos específicos. Dessa forma, a corrida contra o tempo nas academias tem ganhado força, especialmente entre jovens.

Nome: José Carlos Neto N°19 3°E

Anônimo disse...

responsabilidade na juventude
Todos sabem que a adolescência é a fase mais difícil da vida, cheia de duvidas e etc. Mas quem sofre com isso também são os pais, na forma de lidar com seus filhos e de como educá-los. Com isso os pais muitas vezes tomam atitudes que podem prejudicar seus filhos, como decisões precipitadas, seja de autoridade ou liberdade. Isso interfere , no que podemos dizer na responsabilidade do adolescente, eles tem medo de deixar os filhos muito livres, de acharem que os filhos não sabem como se virar em alguma situação um pouco mais extrema. Mas deixá-los por aí pode acarretar numa série de problemas,“Muitos pais não são preparados pessoalmente, eles tendem a ter receio da juventude, muitas vezes porque eles mesmos tiveram uma adolescência complicada. Por isso eles temem que seus filhos também vão encontrar problemas, mas isso é na verdade um problema dos pais. Se você dá responsabilidade ao adolescente, ele freqüentemente é capaz de desempenhá-la muito melhor do que os pais imaginam.”
Respeito Educação e Responsabilidade vem de Berço Se é bem orientado dez de criança provavelmente saberá o que fazer no Futuro
Nome:Wesleyton D.C Santos Nº36 3ºE

Ariane Nóbrega nº06 3ºE disse...

Esboço;
Tema: Supervalorização do corpo

No nosso dia-a-dia vemos que muitos encaram o corpo como sendo o mais importante na vida. Fazem de tudo para alcançar o corpo "perfeito", mitas de formas inapropriadas.
Homens e mulheres, na maioria jovens, procuram métodos como, academia, regimes, suplementos, plásticas, para que se regulem ao que a sociedade chama de "perfeição". Gastam cada vez mais tempo com tais métodos, passando a encarar isso como uma forma de vida. Mas, muitos encaram...
CONTINUA...

Anônimo disse...

SOU CONTRA MANIFESTAÇOES POPULARES NO BRASIL POIS EXISTEM MUITA QUEBRA-QUEBRA AS PESSOAS SAO TOTALMENTE DESORGANIZADS, NAO SE ORGANIZAM ,COMBINA TUDO PELAS PAGINAS DA INTERNET,ANO PASSADO FIZERAM MUITOS PROTESTOS NA RUAS CONTRA A COPA,POIS O GOVERNO GASTOU MILHOES NA CONSTRUÇAO DE ESTADIOE ESQUECERAM DA,PRINCIPAL,ELES SE ORGANIZAM,ELES SE MANIFESTAM ATRAVEZ DO PRINCIPAL POSTOS DE SAUDE.ELES SE MANIFESTAM ATRAVEZ DE CARTAZ,PICHAÇOES E OUTROS.RONALDO FENOMENO EZIBIU UM COMENTARIO PROVOCANTE,TUDO ISSO ACABA EM POLICIA,BOMBAS LACRIMOGENIA,ESPREI DE PIMENTA E NA VERDADE ELES ESTAO EM BUSCA DA PAZ

JUCIDARA MATOS N:22 3E

Anônimo disse...

Tema: Diversão e responsabilidade na juventude !!!

Juventude e diversão, são coisas que combinam muito , claro , se haver responsabilidade. Na juventude as diversões são inúmeras ,como por exemplo shoppings , parques temáticos ,shows .
A diversão é essencial na vida dos jovens , como a responsabilidade também, então todos tem o dever de se responsabilizar pelos seus atos ,temos também muitos casos de jovens que sairão de suas casas com o intuito de se divertir e não voltaram mais , por imprudências .
Então a responsabilidade é sim muito importante independente da diversão .

nome:francisco jose n°16 3°e

Douglas H de Araujo Nº12 3ºE disse...

Este programa é conceituado em importar médicos do exterior para trabalhar nos lugares pobres e periferias do brasil. Na minha concepção o governo deveria investir em uma melhor infra estrutura nos hospitais, postos de saúde, UPAS ... E também aumentar a quantidade de vagas de medicina nas faculdades públicas. Existem tantas pessoas querendo se formar em médico e até mesmo ir para lugares necessitados, mas mesmo assim prefere importar médicos. Infelizmente parece que para o governo tudo de fora do Brasil é melhor, tudo precisa ser copiado e importado.

Anônimo disse...

em virtude de uma manutenção emergencial na SAAE serviço de tratamento de água e esgoto, Sorocaba está ficando em crise com a falta de água em algumas regiões da cidade, devido ao tratamento quanto também a imprudência de manutenção de ruas e o gasto desnecessário ....
Rodrigo Nº31 3ºE

Anônimo disse...

Em pleno 2014 acontecendo manifestações populares no Brasil, você pode até achar estranho, mais depois de muito tempo as pessoas resolveram acordar e lutar por um país melhor.
Mais como sempre, nem tudo é mil maravilhas, tem a parte ruim, que é a parte que algumas pessoas vão apenas para brigar, quebrar as coisas e bagunçar e não sabem nem por que estão manifestando, estão apenas para bagunçar e quebrar.
Matheus Marques Nº21 3ºD

Anônimo disse...

A grama do vizinho é mais verde.

Todos nós sabemos que todos anos, vários jovens se formam na faculdade de medicina nesse país, e onde estão eles? O governo trouxe muitos médicos de fora, de vários países, mas e os nossos médicos, porque não investir no que tem em casa, a grama do vizinho é mais verde?
O programa mais médicos, foi lançado no governo da presidente Dilma e já foi questionado, ele foi introduzido para levar médicos para cidades em que há falta de profissionais, mas falta de profissionais? O correto seria má distribuição de profissionais, pois há mais profissionais em certas cidades onde a mais oportunidade de estudo, o correto seria, oferecer estudo de qualidade á todos, para que todos os que tem sonho de um dia se tornar um médico tenham a oportunidade de se tornar um.
Esse programa "caria feito uma luva" caso trouxesse médicos de outras cidades do Brasil mesmo, onde há mais profissionais desempregados e oferecer emprego á eles nas cidades onde falta profissionais, seria o mais correto a ser feito.

Larissa de Souza n°16 3°D

Anônimo disse...

em 2014 estamos entrando em período muito critico sobre a água pois,se vermos as represas de hoje estão num nível bem baixo,ou seja, estamos trabalhando com pouca água que a qualquer momento pode acabar.
Isso pode acontecer quando estamos lavando a garagem, quintal,carros,banho nos cachorros.
Devemos diminuir um pouco o uso da água para que não possamos perde-la nesse momento e passar por uma seca tão cedo.
Vinicius Xavier N°29 3°D

Anônimo disse...

o Programa Mais Médicos que entrou em vigor este ano no Brasil veio para aprimorar a saúda brasileira, e não para piorar a situação ruim que já estamos vivendo. Com médicos estrangeiros vindo exercer sua função aqui no Brasil está havendo uma discórdia entre os profissionais brasileiros da área da saúde e os profissionais estrangeiros da área da saúde, pois alguns brasileirão são tão ignorantes que não aceitam ajuda dos profissionais de outro pais, eles não estão dando conta de atender os paciente do seu próprio país e ainda acham que tem ração de querer só profissionais brasileiros.

Jéssica n°12 3°D

Anônimo disse...

Ultimamente, temos visto na mídia diversas manifestações, tanto individuais quanto coletivas, acerca do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Projeto esse que visa à contratação de médicos estrangeiros para atuar no Brasil, além de, aumentar o investimento em infraestrutura com a construção de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e a abertura de um maior número de vagas para medicina nas universidades. A lei que institui o programa já foi sancionada, no entanto, apesar de 74% da população apoia-lo, uma minoria elitista afirma que não é necessária a efetivação do mesmo.
Grande parte dos Conselhos Regionais de medicina acredita que, o número de médicos brasileiros atual já supre a necessidade da população, sendo 1,8 médicos para cada mil habitantes. Vale ressaltar que uma maioria absurda deste índice se concentra nas regiões sul/sudeste, enquanto que as demais áreas sofrem da carência de atendimento médico básico. De acordo com o IBGE, pelo menos 700 cidades brasileiras, principalmente do norte e nordeste não possuem se quer um médico, portanto, é notável que a contratação de médicos do exterior seja de suma importância para a saúde pública do país.
É importante destacar que, deste contingente de estrangeiros contratados a maioria vem de Cuba, país cuja expectativa de vida se aproxima dos 80 anos de idade e no qual sua medicina é reconhecida mundialmente. O Brasil pode caminhar a ter - em médio prazo – uma expectativa de vida que se assemelha a de Cuba, além de, adquirir uma saúde pública de qualidade e desafogar as filas do SUS, lotadas pela falta de atendimento.
Sendo assim, cabe ao Governo Federal garantir a inserção desses profissionais no mercado de trabalho brasileiro, com projetos de inclusão social, aperfeiçoamento do idioma português e incentivo econômico e cultural. E cabe aos médicos estrangeiros, em destaque aos cubanos, contribuir positivamente para a saúde pública brasileira. A medicina do país pode em parceria com a ajuda estrangeira, se tornar destaque e, suprir a necessidade básica da população carente do Brasil.
Bruno yuji N °4 3°D

Anônimo disse...

Uso irresponsável da água

A água é o principal recurso ambiental em todos os processos produtivos e atividades humanas, além de contribuir a favor do ecossistema, ela ainda é essencial a cada ser vivo. Na atualidade, a questão escassez sobre à água está voltada, principalmente, na irresponsabilidade da maneira em como ela está sendo utilizada na produção de bens e serviços em gerais.
O ser humano ainda não se deu conta que, sem a água o planeta será totalmente desabitado, utilizam a água como se fosse impossível ela se acabar. Devido a isso, é muito provável que daqui alguns anos pelo menos a metade da população mundial, não terá acesso à água potável.
Alguns recursos ambientais voltados a essa área, poderiam ser a solução caso isso venha ocorrer. Um exemplo simples, são as águas subterrâneas que ajudariam a suprir as necessidades futuras, porém existe bastante chance da maior parte já estar contaminada devido ao solo.
Está evidente que a melhor maneira para evitar que escassez se torne realidade, é conscientizar à todos e utilizar esse recurso ambiental de forma responsável e correta.

Daniela N°06 3°D

Anônimo disse...

Protestar, é a solução?

Quando o assunto é protestar muitos já se animam, mesmo sem saber do que se trata. Quando questionados vários adolescentes e até mesmo adultos, não sabiam do real motivo das manifestações de 2013. Muitos estavam ali apenas para se mostrar "sábios" ou até mesmo para ver o que estava acontecendo.
Claro que protestar é uma opção, quando se é feita de modo pacífico, mas nem sempre é o melhor modo de se ter o que quer. Muitos votaram em políticos sem pensar, muitos nem sequer se importaram em saber das propostas de cada candidato, sem generalizar, mas não era para ser assim? O Brasil não poderia ser diferente do que é agora, as pessoas não poderiam ser diferentes do que são agora. Mas a questão é... vale a pena protestar? Vale a pena pedir uma coisa que já deveria ter sido resolvida, por nós mesmos? Vale a pena pensar.

Evelyn Carine n° 8 3°D

Anônimo disse...

Faça o bem sem olhar a quem.

As importâncias dos trabalhos voluntários é que pessoas de boa fé realizam ações de livre e espontâniedade para promover um melhor desenvolvimento social, é uma ação em conjunto com fundamentos , projetos e campanhas , ajudando muito nas áreas de saude , com moradores de ruas , arrecadação de alimentos e roupas . E também na educação.
E assim a sociedade poderia ser melhor tendo em conta esse pensamento em fazer , a diferença sem esperar nada em troca . Em realizar o bem . Um trabalho simples , produtivo e magnífico e de grande respeito.


Hingrid Lemes n° 11 3°D

Anônimo disse...

Tema : Grandes manifestações
O começo das manifestações foi em pequena escala, apesar de tantos temas protestado o começo era contra o aumento do passe e a questão do passe livre. Um pequeno grupo protestava na Av. Paulista até que a policia recebeu ordens de intervir, mas agiram de forma errada, abusaram do poder e da força, chegaram já usando da violência contra os manifestantes, que só protestavam por uma causa. Após videos viralizarem na internet por meio de redes sociais, um grupo de pessoas começaram a organizar eventos contra o abuso da violência e contra varias outras causas . Vitor barbosa 3 ºD

Anônimo disse...

Tema : Grandes manifestações
O começo das manifestações foi em pequena escala, apesar de tantos temas protestado o começo era contra o aumento do passe e a questão do passe livre. Um pequeno grupo protestava na Av. Paulista até que a policia recebeu ordens de intervir, mas agiram de forma errada, abusaram do poder e da força, chegaram já usando da violência contra os manifestantes, que só protestavam por uma causa. Após videos viralizarem na internet por meio de redes sociais, um grupo de pessoas começaram a organizar eventos contra o abuso da violência e contra varias outras causas . Vitor barbosa 3 ºD

Anônimo disse...

Tema: Vinda de médicos do exterior para o Brasil.
O Brasil sofre de uma grande falta de médicos, muitos hospitais fecham e pessoas morrem por causa dessa falta de profissionais. Nesses últimos meses muitas pessoas foram contra a decisão de trazer médicos do exterior, especialmente cubanos. Muitas pessoas eram contra e diziam que "Eles vieram pra roubar emprego de profissionais brasileiros", mas se falta profissionais eles não estariam tirando vagas de empregos de outras pessoas, essas pessoas geralmente são bem hipócritas pois em muitas vezes essas pessoas ficam em fila quando precisam de médicos e reclamam que falta profissionais mas era contra a vinda de médicos do exterior. Teve algumas manifestações que também foram contra, mas com a vinda de médicos do exterior, o Brasil tende a melhorar a área da medicina.
Gabriel Chagas 3ºD nº34

Higor Rodrigues Bresio disse...

Sustentabilidade o que falar sobre um assunto bem polemico no Brasil e no mundo?
Hoje em dia temos grandes exemplos de poluição e excasses de água em vários lugares como o nordeste, poluição temos como exemplo o rio Tiete que em passagem por São Paulo aglomera inumeros residos que o fazem ficar poluido.
Mas o que podemos fazer pra resolver esses assuntos?
Essa é uma pergunta que nem meus eu sei,apenas sei que não quero que o futuro em que meus filhos e netos forem viveres eles passem fome ou sede por falta de cuidado ou descuido de minha pessoa.

Nome:Higor R Bresio n:10 serie:3 D

desculpa a demora na entrega ><