Propomos uma dinâmica por meio da divulgação de leituras e do escoamento de experiências nessa esfera, disseminando resultados dignos de serem compartilhados. Espaço voltado a estabelecer um vínculo além das fronteiras das salas de aula. Ambiente inacabado por natureza, pois requer acima de tudo, dialogar com alunos, professores e outros segmentos que queiram usufruir desse universo, fortalecendo relações profícuas, convidando leitores, promovendo registros de impressões e contaminando por meio do olhar, novas gerações leitoras.

quinta-feira, 26 de março de 2015

ATENÇAO 8E: 08/04/2015


http://educarparacrescer.abril.com.br/100-erros/index.shtml
http://lacaneando.com.br/o-menino-que-carregava-agua-na-peneira/
http://educarparacrescer.abril.com.br/leitura/importancia-leitura-521213.shtml


1 - ATIVIDADE PROPOSTA: Produzindo um texto que relata sua experiência com leitura

Você acaba de ler um texto que fala sobre o processo de leitura.
Em seu caderno você fará algumas anotações que considerar importantes sobre o que leu.
Agora é a sua vez de contar sobre sua experiência com leitura. Comece falando com quantos anos aprendeu a ler. Se lembra do primeiro livro que leu. Comente também como você se vê agora como leitor. Se leu ou está lendo algum livro. Se por acaso a sua experiência for negativa, relate o que sente quando é obrigado a ler algo que não queira.


2 - Não é necessário copiar as perguntas. Responda em seu caderno de Português

a) Você sabe o que é indisciplina na sala de aula?
b) Você é orientado pelos seus pais a se comportar adequadamente dentro da sala de aula?
c) Você observa que muitos professores apresentam a voz desgastada por terem de falar mais alto para ser ouvido?
d) Você acredita que conversando o tempo todo com seu colega aprenderá alguma coisa?
e) Você ouve seus professores pedindo para prestarem atenção em uma explicação. Tem alguma coisa errada. O quê?
f) Uma boa escola precisa de professores responsáveis e que queiram que seus alunos aprendam. O que vemos na verdade é que muitas vezes os alunos parecem estar em um ambiente mais propício a brincadeiras. Fala-se muito em uma Educação de qualidade e uma escola boa. A pergunta é: Só a escola tem de ser boa? E o aluno?
g) É muito comum alunos faltarem e muitas das vezes não há motivos justos. Sabemos que doenças e problemas familiares podem atrapalhar o desempenho do aluno. Quando o aluno falta por um motivo justo, sabemos que ele tem todo direito. Mas há aqueles alunos que parecem não perceber que estão em uma sala de aula. Brincam, conversam, dão risada....e fazem as tarefas como se fosse algo penoso, difícil de realizar.Outros porém, são responsáveis e quando têm dúvida perguntam para o professor querendo entender de verdade aquilo que não compreendeu. Que tipo de aluno é você?
h) As estatísticas mostram que muitos alunos saem do Ensino Médio sem saber interpretar um simples texto. Eles leem, mas não compreendem o que leram. Não conseguem. Você saberia dizer por que isso acontece?
i) Você leu até aqui, muitas críticas. Certo? Agora é a sua vez de dizer o que acha da escola. Seja sincero, mas educado também. Comente sua experiência como aluno. Faça críticas também e se possível dê sugestões para que o problema da indisciplina seja resolvido. Lembre-se que com sua ajuda poderemos solucionar alguns problemas. Conto com vocês!

Nenhum comentário: