Propomos uma dinâmica por meio da divulgação de leituras e do escoamento de experiências nessa esfera, disseminando resultados dignos de serem compartilhados. Espaço voltado a estabelecer um vínculo além das fronteiras das salas de aula. Ambiente inacabado por natureza, pois requer acima de tudo, dialogar com alunos, professores e outros segmentos que queiram usufruir desse universo, fortalecendo relações profícuas, convidando leitores, promovendo registros de impressões e contaminando por meio do olhar, novas gerações leitoras.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

3D e E : ATIVIDADE PARA NOTA DO 3º BIMESTRE

 Você deverá redigir um texto dissertativo argumentativo sobre as seguintes questões:
Você tem conhecimento de que as escolas públicas do estado de São Paulo são submetidas anualmente a uma prova que recebe o nome de Saresp. Tem verificado que um bom número de profissionais se mostra interessado em promover uma educação de qualidade, em contra partida, a escola também tem passado por muitas mudanças (celulares enquanto os professores tentam explicar uma matéria, desrespeito por parte de alguns alunos, desinteresse por parte de outros, número excessivo de faltas de alunos e professores entre outros problemas). Em sua opinião, o que será necessário para que a escola consiga de fato atingir seu papel na sociedade? Por que apesar de os alunos viverem na era da informação, ainda o Brasil apresenta um elevado número de analfabetos funcionais( pessoas que leem e não compreendem o que leram)? Alunos que sinalizam não precisar mais da escola estariam preparados para serem profissionais que exercem suas funções com qualidade? Estariam preparados para boas instituições de ensino superior? Por que os profissionais que trabalham nos cursos superiores alegam que boa parcela de alunos chega à faculdade despreparado? Como a escola pode continuar um trabalho de qualidade se ela está por diversos fatores desacreditada da sociedade? O que dizer da baixa remuneração dos professores?O que fazer com os alunos que ainda têm um comportamento que sinaliza precisar  da escola pública? Essas questões foram colocadas para que você contribua com um parecer, mostrando um olhar jovem sobre esse problema que é de todos.

47 comentários:

Anônimo disse...


O que se pensar do ensino?


O texto que foi postado traz uma realidade que muitos ainda não querem perceber.
Os problemas que se encontra na educação é feito como uma peteca,é jogado de um lado para outro, onde ninguém assume sua responsabilidade e sua parcela de culpa nesse processo.Não basta dizer que a culpa é apenas do governo, ou dos alunos que não querem saber de nada ou até mesmo dos professores que não se preocupam com os seus aluno.
O ensino é feito por uma equipe, os governantes que fornecem o "suprimento" para os professores poderem utilizar corretamente para que os seus alunos se sintam motivados, e assim então se formarem grandes pensadores.
Mas infelizmente não é isso que acontece hoje em dia. Por este motivo os grandes profissionais do amanha serão aqueles que realmente se esforçarem, pois penso que cada um tem suas escolhas, e é capaz de realizar aquilo que tem vontade a partir de seus esforços. Mas este assunto abrange várias opiniões diferentes do que seria feito para melhorar ou até mesmo de possibilidades e escolhas.
Este assunto só poderia ser resolvido a partir de muita conversa e estudo a respeito.Asim então poderemos formar grandes "pensadores" e "idealistas".


Nome:Karen Oliveira n°14 3°D

Anônimo disse...

O que dizer da escolas em geral? para muitos um lugar pra passar o tempo fazer amigos,poucos realmente a vem como um lugar para estudar e ganhar conhecimento,ai você que está lendo pode pensar tá mais cada um sabe o que faz,se ele vem pra escola bagunçar e brincar a escolha é dele ai eu posso confirmar ou negar,será que todos os professores que temos sentem interesse em dar aula para ver o crescimento e desenvolvimento dos alunos ou apenas da aula por dinheiro e por pensamento só nele,temos professor que sim estão mal qualificados para dar aula,podem ter muita experiencia e conhecimento para passar mais não sabe como.
Mas será que é só os professores ou os alunos em geral não sentem interesse pelo estudo,poucos realmente vem pra escola pra estudar e se tornar um dia uma pessoa mais inteligente com maior conhecimento para um dia estudar numa faculdade boa e de qualidade.
mas ta o que podemos fazer pra melhorar essa situação? Simplesmente não faço a minima ideia temos regras para tentar ajudar os alunos a prestar mais atenção,como a proibição do celular que é totalmente ignorada,uso to material alunos que não trazem os cadernos,apostilas e outros matérias,que substimam a escola e os professores que dão aulas para esse aluno.
Minha opinião a respeito é que vai do esforço do aluno se ele realmente quiser estudar e se tornar um aluno com melhores qualidades para passar numa boa faculdade e ter um bom emprego posteriormente,deve se dedicar ao estudo no geral,prestar atenção nas aulas,não trazer celulares ou aparelhos eletronicos e param de brincadeiras em sala de aula e se concentrar na matéria e questionar as aulas buscar o conhecimento!

Nome: Higor Rodrigues Bresio
n°10
3°D

Anônimo disse...

Este é um assunto com vários pontos de vista, pois existe diferentes tipos de escola e educação. Os níveis escolares são os mesmos, mas o método de ensino muda muito.
Existem professores que aplicam o ensino da apostila, muitos por sinal, mas há outros que preferem o jeito autônomo de ensinar, usando sua própria "visão". Em um ano não são passados nem metade do conteúdo que deveríamos aprender no ano todo, e para piorar muitos não levam em consideração. Por causa de tais problemas e muitos outros, os alunos que apresentam certa dificuldade são passados de ano sem ao menos considerar seu nível de escolaridade.
Isso acontece todo ano, e todo ano alunos conseguem seu diploma em busca de uma educação superior e assim um bom trabalho. Tais "profissionais" não se tornam aptos para servir na nossa sociedade, que a cada dia declina mais em sua produção e meio de vida. E isso envolve tudo, da política ao nosso dia-a-dia, reclamamos por não ter dinheiro suficiente mas não notamos que tudo começou com a educação. Não se aprende tudo de um dia para o outro, não se pode voltar no tempo para corrigir erros passados.
Apontar soluções seria fácil demais, buscar seria quase impossível, pois uma pessoa não consegue mudar o mundo inteiro. Se o dinheiro dos impostos fossem devidamente usados talvez algumas coisas seriam diferentes, se a educação de berço fosse melhor ensinada muita coisa mudaria, se o pensamento alheio se preocupasse mais com o futuro poderíamos ter uma semi-solução, se todos esses "se" fossem vistos com mais seriedade muita coisa seria diferente. Solução não há, de fato, mas uma melhoria significativa pode haver... Se partir de cada um, professores ou alunos.

Evelyn 3°D n°8

Anônimo disse...

Sempre que falamos do ensino publico, deparamos com os preconceitos do ensino.
Acabamos por pensar, o porque do ensino ser tão precário? Porque a grande diferença de ensino de escola publica pela particular?
Analisando esses fatos vimos que o governo não tenta nada para mudar, apenas projetos superficiais que "dizem" mudar.
Esse é um grande motivo pelos alunos chegarem despreparados para o ensino superior. Devemos lutar pela melhoria, escolher os nossos representantes com sabedoria e cada aluno ter consciência e saber os seu deveres.
Em questão do comportamento dos alunos na sala de aula, penso e que a escola deveria ter um método diferente de ensino, usar o mal da nossa juventude a favor do ensino.

Wellington Castro 33
3ºD

Anônimo disse...

A Escola Publica
A escola publica de hoje está indo cada vez pior, os alunos já não querem mais estudar, apenas pensão na tecnologia.
Os alunos na maioria das vezes são empurrados a passar de ano, mesmo sem saber ler ou escrever, pois o governo quer mostrar que o Estado de SP e o Brasil tem um alto índice de aprovação e assim "enganar" o mundo dizendo que o Brasil em educação é um país avançado.
Um desses principais fatores da escola estar do jeito que está hoje é o governo querer impor as crianças a estudar, mesmo que seja de uma forma forçada, o governo acredita que assim os alunos de serem forçados a estudar vão acabar gostando de estudar e assim não ir para o mundo das drogas.
Só não sei se isso hoje em dia faz efeito.
A escola não está totalmente acabada, não ainda, pois ainda existe alunos que acreditam que estudar vale a pena e que a escola vai ajudá-los na sua formação e se um dia acabar essa escola e essa paixão de alguns mesmo que sejam poucos mais alguns alunos de estudar, o que serão deles ? o que vai vir para substituir a escola, é algo que iremos descobrir com o tempo...
Matheus Marques Nº21
3ºD

Anônimo disse...

Escolas públicas são conhecidas pelo nível inferior em relação as escolas privadas.A escola deve desenvolver uma metodologia que seja prazerosa mas ao mesmo tempo desafiadora,para que possa formar alunos que questione, seja engajado e atue na sociedade de maneira que ele consiga mudar sua situação na sociedade.
O Brasil apresenta elevados números de analfabetos pois, há pessoas que por força maior preferem dar mais prioridade ao trabalho para sair da extrema miséria e ter uma vida de mais qualidade, e é isso que muitos pensam: ter uma vida bem remunerada.
Porém, essas mesmas pessoas não alcançam profissões bem sucedidas, e acabam deixando a desejar no lado profissional, aqueles alunos que dão indícios de não precisar da escola mais por uma "autoconfiança" não seria um bom profissional com qualidade e os mesmos chegam a faculdade totalmente despreparado, porque não a mínima atenção a sua escola.
A escola deve continuar o seu trabalho baseado naqueles alunos que dão satisfação a seus professores de que seu serviço está sendo bem feito, em alunos que fazem o vestibular totalmente seguros de seu potencial, do seu preparo. E esses professores que mesmo com o salário abaixo da média se esforça para o aluno ser engajado na sociedade merecem um feedback positivo. Contudo, se todos pudessem ter um olhar positivo sobre a escola, sobre o trabalho do professor, poderíamos formar alunos que se dedicassem integralmente a escola e a mesma se tornaria algo essencial na sociedade.

Camila Ribeiro nº5 3°D

Anônimo disse...

Como todos sabemos, precisamos de investimentos na educação, mas não depende só de investimentos... Precisaríamos também de alunos para aproveitar esses investimentos. Muitas vezes alunos reclamam de professores, reclamam da educação, reclamam do governo e não fazem nada pra mudar, não prestam atenção nas aulas.
Seria interessante uma "escola digital", já que a adolescência de hoje em dia é "regada" a tecnologia de computadores, celulares e etc. Mas como tudo, haveria suas exceções, como sempre haveria os alunos que não se importam com o futuro. Sendo que, as vezes, o governo aparenta querer pessoas assim, pessoas que façam e o que não o questione.
Pra ingressar no ensino superior publico, seria preciso um ensino médio "forte", que não acontece, mesmo as faculdades publicas serem um direito de todos os alunos de escola publicas, não acontece, pois os ensinos públicos são muito mais completos, e muito mais consistentes do que um ensino publico, no ensino médio.
Uma mudança no ensino ou nos professores não seria por si só uma revolução. Mas uma mudança nos alunos, seria essencial.

Julia, 13, 3ºD

Anônimo disse...

Ensino Público: um caso de descrença.
O ensino público no Brasil é demasiadamente desvalorizado, tanto por parte de alguns alunos e professores como por parte do governo. A educação foi deixada de lado, os professores foram desvalorizados e não recebem a devida atenção do governo, sendo baixos remunerados. Além disso, falta respeito por parte da maioria dos alunos com seus professores.
Há falta de incentivo por parte do governo, já que consideram mais importante ver índices melhorando do que uma real melhora na educação. Como exemplo disso pode citar o programa estabelecido que propõe premios para escolas com menor número de alunos reprovados, fazendo com que profissionais aprovem alunos mesmo em situações extremamente criticas.
Não culparia o professor, já que este esgota sua capacidade tentando aperfeiçoar e não recebendo atenção. Como ocorrido em greves, professores tentam paralizar a educação requerendo uma melhora em seus salários, mas muitas vezes recebem ameaças de seus superiores ou acabam sendo ignorados pela imprensa não recebendo apoio.
Desse modo, o professor perdeu a autoridade que deveria possuir. O aluno sabendo que dificilmente sera punido por mal comportamento ou retido, toma a atitude que quer e não se preocupa em fazer a sua parte para um ensino de qualidade.

Taísa Monteiro n°40 3°D

Anônimo disse...

Educação como fruto de frustração na sociedade

A escola é um ambiente educativo, onde o aluno deve sair sendo um cidadão critico consciente, capaz de exercer cidadania, e preparado para o futuro.
A situação da educação no Brasil é bem divergente, têm-se famílias que conseguem sustentar o filho em uma escola particular, podendo assim ele ter acesso aos melhores métodos de ensino com o ensino informatizado e que aprende na prática o que estuda, com caminhos mais aberto com várias oportunidades.
Já a educação pública, tem seus problemas administrativos, a questão colocada sobre o ensino público tem várias vertentes, muito dinheiro que era pra ser destinada a educação tomam outros rumos, o aluno de uma escola pública não tem um apoio psicológico, não tem acesso as informações, os professores com salários baixos não são motivados e muitos que estudam para dar aula é por não ter opção e não estão preparados para darem aula, o ensino está mais exaustivo do que nunca antes, pode-se ver que muitos alunos são empurrados de ano sem saber nada, chegando ao ensino médio ser ter noção alguma nas matérias fundamentais como matemática e português.
É critico não tem laboratórios, o aluno não tem acesso a pesquisas, é desmotivado.
A escola pública tem se tornado pesadelo para muitos, deveria ter escolas em tempo integrais onde o aluno tivesse acesso a cultura, informação, com laboratórios e sistemas informatizados, já está ultrapassado um professor que dá aula para 30 ou mais alunos, cada aluno tem suas dificuldades um professor já não consegue ensinar a todos, um professor deveria no máximo ter um grupo com 10 alunos, e esses serem acompanhados por psicólogos, o Brasil nunca vai mudar se não tiver uma melhor educação, é muito ridicularizado cada grupo deveria ficar com pessoas com as mesmas dificuldades para assim poderem se ajudar.
Somente uma política rígida na administração da educação faria diferença, precisa mudar os jovens serão o futuro se isso acontece hoje, a elite vai sempre ter seus empregados, cidadãos sem saber exigir os direitos e luta pela melhoria de todos.
Karla 3ºD

Anônimo disse...

Um Ensino Melhor Para Jovens Capacitados

As escolas publicas hoje são submetidas a realizar provas sobre o saresp afim de saber a capacidade do ensino de cada aluno, Como eles se comportam realizando uma prova de qualidade. O estado hoje ele tem essa preocupaçao com as escolas para que o jovens venham sair da escola já com um fundamento na vida de cada , a ser seguido o saresp ele tem mesmo pontecial de uma prova nivel superior.
Onde os jovens podem sair da escola já com o pensamento de fazer uma faculdade um teste em grandes empresas multicionais . Hoje o governo se preocupa muito nesse aspecto para que aluno venha sair do ensino medio e não se perder dentro de um ensino superior ou sentir inferior a outros alunos, por isso as escolas publicas tende melhorar cada dia mais e mais o desinteresse de alunos que podem classificar em ate 50% não podemos culpar a escola ou o estado .
Pois cada aluno sabe da necessidade de ter um futuro promissor, por que saindo da escola o aluno sabe que fora terao uma vida a ser seguida ea vida de qualidade que eles terao serao por causa dos estudos.

Anônimo disse...

Um Ensino Melhor Para Jovens Capacitados

As escolas publicas hoje são submetidas a realizar provas sobre o saresp afim de saber a capacidade do ensino de cada aluno, Como eles se comportam realizando uma prova de qualidade. O estado hoje ele tem essa preocupaçao com as escolas para que o jovens venham sair da escola já com um fundamento na vida de cada , a ser seguido o saresp ele tem mesmo pontecial de uma prova nivel superior.
Onde os jovens podem sair da escola já com o pensamento de fazer uma faculdade um teste em grandes empresas multicionais . Hoje o governo se preocupa muito nesse aspecto para que aluno venha sair do ensino medio e não se perder dentro de um ensino superior ou sentir inferior a outros alunos, por isso as escolas publicas tende melhorar cada dia mais e mais o desinteresse de alunos que podem classificar em ate 50% não podemos culpar a escola ou o estado .
Pois cada aluno sabe da necessidade de ter um futuro promissor, por que saindo da escola o aluno sabe que fora terao uma vida a ser seguida ea vida de qualidade que eles terao serao por causa dos estudos.

kathelin lourenço n35

Anônimo disse...

O governo do estado de São Paulo, anualmente aplica uma prova que é conhecida por SARESP, à prova em si, tem como função, analisar como está o desenvolvimento da educação no estado de São Paulo. As escolas devem ir se preparando durante o ano letivo, mas nem todas as escolas se preparam de forma adequada, deixe de lado o objetivo principal, aplicar e distribuir o conhecimento.
De um tempo pra cá os níveis do SARESP não vem apresentando um resultado satisfatório, com esse efeito, estaria os alunos para serem ótimos profissionais? As escolas teriam que aprimorar o ensino e cativar os alunos ao estudo, mas como fazer para poder cativar esses alunos? As escolas devem elaborar projetos motivadores, aula mais pratica e fora de conhecerem os seus alunos mais de perto, os professores devem não desistir facilmente dos seus alunos, e os alunos devem também ajudar, tentando pelo menos frequentar a escola, buscar as atividades que a escola oferece e etc.
Acabar com os níveis altos de analfabetos no Brasil, vai ser algo difícil, para poder se concretizar os analfabetos de hoje, são aqueles alunos que foram empurrados na escola e que hoje são pessoas que sofrem preconceito e que tem dificuldade de encontrar um emprego e quando encontram, são empregos que para a população são considerados “humilhantes”, para poder as escolas ter um desenvolvimento melhor, um apoio do governo seria talvez uma saída ou mesmo as escolas publicas terem a mesma tática de ensino das escolas particulares, assim quem sabe os níveis de educação não melhorem ao decorrer do tempo.

Anônimo disse...

Vemos que nas escolas públicas na maioria das vezes, alunos tem reclamado demais para o governo da falta de insentivo aos estudos e vemos tambem, que os próprios saem das escolas, analfabetos, sem oportunidades de emprego remunerado por falta de estudos basicos que todos deveriam ter.
Por isso, para que haja mudança no país (como de primeiro mundo) é preciso varias mudanças concretas na sociedade como por exemplo, o respeito é essencial para que se possa ter confiança uns aos outros, humildade para abaixar a cabeça e dizer que errou, ter um bom carater.
Para que possamos ter uma sociedade com relação aos estudos e as escolas brasileiras, deveriamos (todos) em primeiro lugar, dar o respeito aos próximos, e, em seguida planejar no que será feito com os alunos e professores, ou seja, no que eles gostam de fazer, no ambiente em que todos possam ficar confortavelmente bem e assim haveria uma compreenção mais acessivel para todos.


Vitor Eiji Yoshioka nº30 3°D

Anônimo disse...

O governo do estado de São Paulo, anualmente aplica uma prova que é conhecida por SARESP, à prova em si, tem como função, analisar como está o desenvolvimento da educação no estado de São Paulo. As escolas devem ir se preparando durante o ano letivo, mas nem todas as escolas se preparam de forma adequada, deixe de lado o objetivo principal, aplicar e distribuir o conhecimento.
De um tempo pra cá os níveis do SARESP não vem apresentando um resultado satisfatório, com esse efeito, estaria os alunos para serem ótimos profissionais? As escolas teriam que aprimorar o ensino e cativar os alunos ao estudo, mas como fazer para poder cativar esses alunos? As escolas devem elaborar projetos motivadores, aula mais pratica e fora de conhecerem os seus alunos mais de perto, os professores devem não desistir facilmente dos seus alunos, e os alunos devem também ajudar, tentando pelo menos frequentar a escola, buscar as atividades que a escola oferece e etc.
Acabar com os níveis altos de analfabetos no Brasil, vai ser algo difícil, para poder se concretizar os analfabetos de hoje, são aqueles alunos que foram empurrados na escola e que hoje são pessoas que sofrem preconceito e que tem dificuldade de encontrar um emprego e quando encontram, são empregos que para a população são considerados “humilhantes”, para poder as escolas ter um desenvolvimento melhor, um apoio do governo seria talvez uma saída ou mesmo as escolas publicas terem a mesma tática de ensino das escolas particulares, assim quem sabe os níveis de educação não melhorem ao decorrer do tempo.


IAgo Nº37 serie 3D

Anônimo disse...

O que falar do ensino público no Brasil ? Muitos alunos vêem a escola como um lugar de passeio e para conversar com seus amigos. Acabam esquecendo que a escola é um lugar de aprendizado , de tirar suas dúvidas . Muitos alunos ainda não sabem ler, e muito menos escrever e isso é por que só estão interesados em copiar da losa, e alunos de copia para passar de ano e estão esquecendo que assim não tiram suas dúvidas . Bom muitos alunos não estão preparados para o ensino superior, já que não estão conseguindo cumprir suas dúvidas no ensino médio .
Um dos grande problemas do aluno na rede pública é não ter um apoio financeiro , assim sendo a maior preocupação se inserir no mercado de trabalho para obter sua renda ao invés de ter preocupação em cursar um ensino superior .
Sílvia Almeida
N 26
3 D

Anônimo disse...

O motivo do ensino esta precário devido ao governo.
Ultimamente os alunos estão acostumados com o de "sempre",ou seja,repetindo as matérias, o ensino está meio fraco não pelos professores e sim pelos alunos,principalmente dos 3° anos por que simplesmente estão mais focados nos cursos, trabalhos, cursinhos, e deixando de lado o ensino médio, e muitos alunos estão apenas querendo terminar o ensino.
Mas o governo diz estar melhorando o ensino com apostilas, livros didáticos, fazendo mais escolas querendo passar á imagem de melhorias no ensino, porém quantidade não é qualidade.
mas tendo apostila,livros... não ajudam muito sem um professor adequado para explicar a matéria o o que estamos lendo ou fazendo as lições.
Vinicius Xavier Freire n°:29 3°D

Anônimo disse...

A escola deveria ser diferente, mas a sociedade de hoje infelizmente as escolas passaram por muitas mudanças desde a educação e o ensino. os professores para eles, não interessa os alunos, interessa o salario, por isso nós estamos sendo empurrados . atualmente os jovens se formam sem saber se comunicar. A quantidade de analfabetos estão crescendo a cada ano que se passa.
Então o perfil da escola pública no brasil, passa por uma dificuldade e é frequentada, em sua maioria, por pessoas de poucas posses, da classe media baixa, ou seja, pessoas que estão em situação econômica e problemática. a escola publica brasileira se sustenta hoje muito mais pelos profissionais da educaçao, do que faze la funcionar direito.
por isso tem muito o que mudar esse pais, precisa ter mudanças na sociedade....

Bruno yuji n 04 3D

Anônimo disse...

Educação ou educação?

O processo de "seleção" para com a educação na vida escolar dos professores para com os alunos, é algo de se reavaliar e esclarecer situações em que ela vem "sofrendo" nas unidades escolares.
A educação, é a base do conhecimento para com o mundo ao todo, mantendo um relacionamento aberto com a mente de todos, onde é nossa base de tudo para ser algo na vida, na sociedade, para você!
Más como tudo tem seus pós e contras, a educação também se encaixa nessa categoria de "abandono", onde para muitos adolescentes e até mesmo professores, não tem mais importância perante a sociedade e para com o futuro próximo de formandos, que iram para a faculdade e enfrentaram a realidade da necessidade da educação na sua vida dai por diante.
Más por fim, a escola é o conhecimento do mundo, onde sem sair do lugar, você recebe e doa informações do mundo ao todo, e que por falta desse conhecimento do qual muitos se privam, iram apenas receber a metade, e então, você irá se tornar uma pessoa com conhecimentos incompletos e sem argumentos próprios na vida.

-Barbara N°3

Anônimo disse...

Educação Pública..?

A escola para atingir de fato o papel na sociedade, para transformar e fazer diferença na sociedade deverá ocorrer uma grande transformação na educação escolar desse mundo, pois para querer transformar algo primeiro tem que transforma si mesmo.
Existem muitas pessoas analfabetas em nosso país, mais ser analfabetos não é culpa apenas da escola em que estudamos e sim culpa dos familiares juntos à escola. Para um ensino ser completo e fazer a diferença na sociedade precisa que a família entre em ação também, ajudando a criança, o adolescente no incentivo a estudar e na educação, afinal a educação que vem de casa é primordial.
Muitos jovens de hoje em dia não saem preparados da escola para entrar em grandes universidades, pois durante o ensino médio levam tudo na brincadeira, acham que a escola já é inútil, que não vai ajudar em nada, daí na hora de tentar passar em um vestibular não conseguem e colocam a culpa em ter estudado em escolas publicas. Mais é claro que também existem jovens que estão super preparados para concorrerem a uma vaga em universidades federais, publicas e até mesmo em universidades particular com 100% de bolsa.
A escola apesar de já estar desacreditada por muitas pessoas, nunca deve deixar de fazer o seu papel na sociedade, pois mesmo sendo cansativo ficar mais de 10 anos de nossa vida tendo que ir a escola é essencial o ensino, a escola, na formação de bons profissionais.

Jéssica n°12

Anônimo disse...

Papel da escola na sociedade

A escola pública deveria formar cidadãos capazes de compreender a realidade em que vivem, prepara-los para participar da vida econômica, social e política do país, e a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa.
Essa mudança só virá com um método de ensino mais desafiador,criativo e prazeroso.
Começando pela seleção de professores, não colocando professores não qualificados para atuarem na área, só assim o trabalho deles será reconhecido e bem remunerado.
Um aluno que não de total valor ao ensino médio, não entrará preparado em uma universidade.
A escola deve formar questionadores a fim de mudar a sociedade em que vivemos, porque devemos estar mais atentos ao que se passa em nossa volta, e em nosso país.


Larissa Roberta n°17 3-D

Anônimo disse...

PODEMOS MUDAR?

Há partes erradas nos dois sentidos, as escolas públicas(professores, coordenadores)... e os alunos.
Sim por que, as escolas já não são mais as mesmas, não são levadas a serio,acham uma tolice, nessa era em que temos tudo na mão, tudo pode, tudo é sem graça e são alienados da tecnologia.
Já não se tem aquele esforço, vontade, determinação, colaboração.
Os alunos são desinteressados, dão prioridade a cursos técnicos, trabalhos, tratam a escola como uma obrigação e que não veem á hora de sair ou terminar o ensino, festejam as faltas dos professores e reclamam, desvalorizam daqueles que pegam no pé e se tem o total interesse pelo aluno e pela sociedade.
Mas também a casos de professores "largados", chegam na sala de aula, sentam na cadeira e passam paginas para copiar...Milhares e sem nenhuma explicação, argumentação sobre o assunto.
Essa situação não é um caso perdido , tudo isso ainda pode se conciliar.(Meio complicado, difícil) mais com muita dedicação e interesse nos dois casos e os alunos se empenhando e sendo mais responsáveis tudo pode ir pra frente e realmente estaríamos bem mais preparados a ser um profissional responsável e sucedido no que faz, nas instituições de ensino superior e em outras batalhas da vida.


Hingrid Lemes nº11. 3ºD

Anônimo disse...

Educação Pública..?

A escola para atingir de fato o papel na sociedade, para transformar e fazer diferença na sociedade deverá ocorrer uma grande transformação na educação escolar desse mundo, pois para querer transformar algo primeiro tem que transforma si mesmo.
Existem muitas pessoas analfabetas em nosso país, mais ser analfabetos não é culpa apenas da escola em que estudamos e sim culpa dos familiares juntos à escola. Para um ensino ser completo e fazer a diferença na sociedade precisa que a família entre em ação também, ajudando a criança, o adolescente no incentivo a estudar e na educação, afinal a educação que vem de casa é primordial.
Muitos jovens de hoje em dia não saem preparados da escola para entrar em grandes universidades, pois durante o ensino médio levam tudo na brincadeira, acham que a escola já é inútil, que não vai ajudar em nada, daí na hora de tentar passar em um vestibular não conseguem e colocam a culpa em ter estudado em escolas publicas. Mais é claro que também existem jovens que estão super preparados para concorrerem a uma vaga em universidades federais, publicas e até mesmo em universidades particular com 100% de bolsa.
A escola apesar de já estar desacreditada por muitas pessoas, nunca deve deixar de fazer o seu papel na sociedade, pois mesmo sendo cansativo ficar mais de 10 anos de nossa vida tendo que ir a escola é essencial o ensino, a escola, na formação de bons profissionais.

Jéssica n°12

Anônimo disse...


Educação pública teria salvação?


As escolas públicas estaduais em geral apresentam um baixo ensino de qualidade devido a grande parcela da renda destinada e investida pelo governo serem desviadas e usadas em outros meios.
A proposta de eleição de vários candidatos, é investir na escola de tempo integral onde para eles os jovens assim, ficariam longes das drogas e passariam menos tempo nas ruas, porém, o que se vê é uma grande parte de alunos desmotivada e sem interesse em investir na sua própria educação. Do que adiantaria investir em algo em que os alunos não estejam aprovando e irão questionar até o fim? Sem contar, nas propostas e projetos em criar novas escolas por quantidade e não por qualidade.
O correto seria investir em um apoio psicológico para os alunos e professores, e assim incentivar de forma geral, para que possam da melhor maneira possível gerar uma qualidade de educação digna de cada jovem que será o futuro da nação.

Daniela N°06
3°D

Anônimo disse...

A Culpa é apenas do governo?

Com bastante frequência sempre escutamos falar sobre o ensino precário das escolas publicas e que o principal culpado de tudo isso é o governo. Olhamos em volta e mais e mais pessoas reclamando, mas e ai?
Devido a esse ensino medíocre das escolas publicas muitos alunos não conseguem se engajar em um curso superior e muitos vão despreparados, notamos ai uma coisa errada.
Construções de escolas vão sendo feita com mais frequência no nosso país, porém isso é apenas uma camuflagem, pois quantidade não é sinônimo de qualidade, isso acaba mostrando o quão falho é a tentativa de melhorias na educação.
Salários baixos de professores os tornam desmotivados para o trabalho o que desmotiva os alunos, e alunos desmotivado é o aluno despreparado. Isso acabou virando um comodismo
Os alunos sofrem muito por causa desse problema, mas porque há tanto descontentamento e não há melhorias? Um dos motivos é o mal preparo para a escolha dos nossos representantes. Pessoas são iludidas com falsas promessas dizendo que seu filho vai poder estudar em uma escola. São apenas palavras, essas questões nada mais são do que obrigações deles.
Não basta apenas apontar pra alguém e dizer que ele é o culpado, isso qualquer um faz. Agora quando dar a cara tapa ninguém quer fazer, não quer sofrer com as consequência. Sem sacrifícios não há vitórias, temos que sair desse estagio de aceitação, devemos lutar pelo que é certo, como? Um dos principais jeitos é fazer o que a escola não faz corretamente, seja seu professor, busque conhecimento por si próprio, assim você poderá ensinar outras pessoas, formando pessoas mais criticas. Não podemos deixar de fora também os movimentos sociais, tem que haver a participação do povo, tem uma grande importância para a causa. Se todos fizesse um pouco disso, contribuirá e muito para a melhoria do nosso país.

Wellington Castro 33
3°D

Anônimo disse...

Nas escolas publicas o desinteresse dos alunos são grande, muitos só estão por diversão. Esses se acham capazes de reclamar da educação e dos alunos, mas o mesmo não se mostra interesse de melhorar suas atitudes como aluno. Com essas novas tecnologias (celulares, ipads, players e outros), os alunos se distraem do que é importante, ficando ligados mais nos seus aparelhos.
O desinteresse da escola pelo aluno também é grande, esses só recebem ordens e não ensinam o que é preciso para ser um profissional capacitado, as escolas nos estão fazendo em operários (especializados em mão de obra), mas o que o país precisa para melhorar é de pesquisadores e criadores. Alguns projetos vieram para mudar isso, como o ciência sem fronteira, onde escolhem os melhores alunos de algumas universidades e os ajudam a alcançar seus objetivos.
Por esses e outros motivos os alunos não estão preparados nem para o ensino básico, muito menos para ensinos superiores. Com essa norma de repetir alunos acaba prejudicando outros, pois às vezes pode acontecer de ter alunos com muitos anos de diferença na mesma classe, “ninguém quer que seu filho esteja em uma classe com repetentes, alguns muitos anos mais velhos, quem gostaria de ver seu filho de 11 na mesa classe de um de 20”, deve continuar com essa progressão continuada, pelo menos tira um pouco de alunos desinteressados da escola.
Em relação ao salario do professor, o professor é muito desvalorizado, o salario de um professor não é digno, os professores que nos prepara para o futuro, os professores criam os jovens que vão liderar o mundo. Talvez um dia os professores sejam mais bem visto pela sociedade, talvez quando não forem tão induzidos pela mídia, onde muitas vezes os alunos são os inocentes.


Gabriel das Chagas Cardoso nº34

Anônimo disse...

NA MINHA OPINIÃO,PRIMEIRAMENTE OS ALUNOS QUE VIVEM RECLAMANDO DO ENSINO DEVIAM PARA E COMEÇAR E VER QUE ELES FAZEM PARTE DO QUE O ENSINO SE TORNOU,AFINAL,NINGUÉM RECLAMA ATE REPETIR DE ANO ,E QUANDO OS PROFESSORES SÃO BONS DE VERDADE RECLAMAM POR ESTAREM APRENDENDO E NÃO SIMPLESMENTE RECEBENDO O VISTO.
MAIS AFINAL,SERA QUE TEMOS TOTAL CULPA DISSO?
NOS SOMOS DESDE CRIANÇA A APRENDER A APENAS COPIAR E ENTREGAR A LIÇÃO PARA O PROFESSOR PELO SIMPLES FATO DE TER NOTA,DESDE PEQUENOS FOMOS POSTOS A ACREDITAR QUE DEVEMOS TER MAIS PREOCUPAÇÃO COM A NOTA DO QUE COM O ENSINO POR SER MAIS VANTAJOSO PARA O GOVERNO QUE DESDE PEQUENOS NOS CRIA PARA TER MÃO DE OBRA BARATA E BURRA.
MAIS E A ESCOLA?
POR FAZER PARTE DO SISTEMA ACABA ENTRANDO NESSE JOGO,OS PROFESSORE SEMPRE DESMOTIVADOS NÃO SE IMPORTAM EM DAR AULAS BOAS POR NÃO TEREM UMA BOA INFRA-ESTRUTURA,OUTROS APENAS CANSARAM DE VIVER NA ROTINA E FALTA DE MUDANÇA E ACABAM ENTRANDO PARA O SISTEMA.NESSE MOMENTO SINTO TER PERCEBIDO ISSO NO TARDAR DA ESCOLA,QUANDO ESTOU PARA ACABAR MAIS ACHO QUE NÃO DEVEMOS ACEITAR E SIM RECORRER OQUE E NOSSO POR DIREITO,EDUCAÇÃO,SAÚDE E MORADIA,PENSE BEM,SERA QUE VOCÊ FAZ PARTE DO SISTEMA?PENSE NISSO ...
WAGNER DUARTE 3°D

Anônimo disse...

A escola publica na verdade tinha um ensino de boa qualidade, no entanto, quando os pensadores começaram a falar que a educação era para todos e as escolas abriram as portas para os "pobres" e os ricos se indignaram por seus filhos estudarem em uma escola onde frequentavam pessoas de baixa classe.
Atualmente o ensino se preocupa mais com as estatísticas do que o aprendizado dos alunos como, por exemplo, a prova do SARESP. Porém a maioria dos alunos que reclamam do ensino são os mesmos que dão prioridade em "aulas vagas".


Marcella Martins, nº19 3ºD

Anônimo disse...

A escola publica na verdade tinha um ensino de boa qualidade, no entanto, quando os pensadores começaram a falar que a educação era para todos e as escolas abriram as portas para os "pobres" e os ricos se indignaram por seus filhos estudarem em uma escola onde frequentavam pessoas de baixa classe.
Atualmente o ensino se preocupa mais com as estatísticas do que o aprendizado dos alunos como, por exemplo, a prova do SARESP. Porém a maioria dos alunos que reclamam do ensino são os mesmos que dão prioridade em "aulas vagas".


Marcella Martins, nº19 3ºD

Anônimo disse...

A respeito do ensino, acredito que muitos alunos reclamam "da boca pra fora" pois nem todos querem uma melhoria nas escolas, e sim "aparecer", mostrar que estão fazendo seu papel de cidadão.
Porém a grande maioria desses alunos falam que o ensino está ruim, que os professores não ensinam nada, mas também não se esforçam em aprender os conteúdos passado.
os alunos deveriam fazer mais pelo o ensino, pois é muito importante pra todos nós futuramente.

Letícia Santos Nº38 3ºD

Anônimo disse...

Na nossa atualidade os jovens vivem focados na tecnologia, esquecendo completamente dos estudos e simplesmente achando isso sem valor.
Os professores infelizmente não podem controlar isso, quando se trata do uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula, mas para evitar teriam que conquistar os jovens de outra maneira, um jeito cativante de se ensinar,fazendo com que os alunos foquem na sua matéria.Deste modo se concentraram mais e não ficaram dispersos no mundo tecnológico que a sociedade nos impôs.

Gabriel A. Rodrigues de Araujo
nº:39
3º D

Anônimo disse...

São muitos os problemas que estão presentes na educação brasileira, especialmente na educação pública. São diversos os fatores que proporcionam resultados negativos, um exemplo disso são as provas que são aplicadas pelo o estado, essas provas são aplicadas para ver como esta o ensino dos alunos, mas não adianta muito pois os alunos muitas vezes colam e da a impressão no final que todos eles estão sabendo o necessário para concluir o ensino médio e iniciar o ensino superior.

thainara 28 3°D

Anônimo disse...

Bruna Gabriela Machado Fernandes 3°E n°08

Desafiar a si mesmo para evoluir

Muitas pessoas relacionadas ao ensino em escolas públicas, tanto os que dão aula, quanto os que aprendem, andam se questionando a fim de encontrar uma maneira de resolver grande parte dos problemas existentes nelas.
A importância do colégio anda decaindo na cabeça de alguns jovens, não há tanto interesse em estudar as diversas matérias que nos é disponibilizadas. Será que se fosse diferente, o entusiasmo iria aumentar? Provavelmente, nem todo mundo fica animado para aprender algo que não gosta, mas, o conhecimento adquirido ao longo dos anos não seria o mínimo?
É difícil para algumas pessoas entenderem que é necessário estudar e ter uma base de tudo, a vida não é fácil e não é 100% de certeza que você consiga realizar e ser bem sucedido na profissão que escolheu. Se procurarmos em diversos cantos conseguiremos encontrar pais de famílias que foram obrigados a praticarem um trabalho completamente diferente do que foram treinados para conseguir a renda mensal. Um preparador de máquinas desempregado pode muito bem virar um pintor se isso se apresentar como sua única chance no momento, por isso, é bom abranger suas capacidades e ter um pequeno conhecimento sobre tudo.
Outra situação que dificulta o interesse nas escolas é a maneira que alguns professores agem, pois parecem menos animados que os estudantes desinteressados. Quem nunca ouviu “Se vocês não quiserem aprender, problema é de vocês, mesmo não passando nada vou ganhar meu salário no final do mês”. Que fique claro, não condeno os trabalhadores (com a ‘merreca’ de salário que recebem) que perdem um pouco o ânimo devido algum aluno mal educado, o que quero dizer é que não se deve desistir de uma sala inteira por causa de alguns engraçadinhos, é difícil estudar quando o formador não faz seu trabalho, afinal, não é fácil aprender sozinho. Mas eles não são os únicos culpados.
Com o avanço da tecnologia, na maioria das salas de aulas, o objeto mais utilizado é o celular, mesmo seu uso sendo proibido. A lousa não chama atenção, o professor não chama atenção, os olhinhos são todos voltados para esse aparelho. Ele realmente parece ser mais interessante, mas é preciso aprender a se concentrar e a obedecer às regras, não deve ser confortável falar olhando para orelhas com fones.
Levando em conta esses problemas citados, que são apenas um pedaço de todos que as escolas públicas possuem, faz com que a gente reflita e conclua que para haver uma melhoria, é preciso que todos os envolvidos se ponham um no lugar do outro, professor no lugar de aluno e vice versa, para que haja mais respeito entre eles. É preciso que cada um se desafie e se esforce mais para realizar aquilo que lhe é proposto de uma melhor maneira e, com isso, evoluir.




Karina Consolmagno 3°E N°23 disse...

Educ@ção.rar

A educação que temos hoje é algo muito polemico para se discutir, vemos opiniões diferentes, argumentos defendendo o lado positivo e negativo, mas nunca uma conclusão certa. A escola vêm sofrendo com toda uma turbulência violenta que é impossível de parar, se trata da era tecnológica, onde a educação luta para se adaptar, se trata dos ‘maus tratos’ dos governantes e até de alguns alunos. São grandes ataques que vem de todos os lados que com o tempo fica complicado revidar.
A escola tenta mudar, professores que antes recebiam um tipo de ensino mais rígido (e que aprenderam a ensinar do mesmo modo) agora buscam novas formas de atrair seus alunos, jovens que estão no auge da era tecnológica, tentativas que em sua maioria, falham. O maior dos problemas é a mudança que o mundo vêm sofrendo, é preciso tentar se reinventar a todo momento, entretanto não é algo que se vê. Alguns professores buscam, mas parece que a escola não consegue sair do lugar, a maioria ainda insiste no ensino antigo, insiste em bater de frente e tentar reproduzir um método que já não funciona mais. É possível ver claramente nos alunos que preferem estar mais atentos a tecnologia do que uma lousa antiga.
É preciso melhorar e consequentemente evoluir, o ensino antigo não se aplica hoje, não há modos ou meios de a educação passar anos e mais anos se recusando a mudar, não há meios de crescer e ter seu lugar na sociedade enquanto houver pessoas que impeçam. Para que a escola possa fazer seu papel é preciso buscar melhorias de todos os lados, mais apoio do governo, mais vontade dos alunos, interesse dos professores e de todos que constituem uma escola.
Se caso no futuro essa mudança ocorrer, talvez aí o ensino consiga ser melhor.

Anônimo disse...

Educação e tecnologia


As escolas públicas dos dias de hoje são completamente diferentes das de antigamente, basta conversar com seus pais para perceber isso. Antes os alunos pareciam mais preocupados com os estudos, mas sem muita esperança sobre o futuro, enquanto hoje em dia os alunos podem facilmente ter um futuro bom (arranjar um emprego) e portanto acabam não colocando o estudo em primeiro lugar. Além disso, com o passar do tempo a geração mudou, ficou mais tecnológica, com informações em todo lugar, o que dá aos alunos a sensação de que são mais informados do que os professores mais velhos. Esse é um ponto que pode explicar bem o desinteresse dos alunos pelas aulas, sabendo usufruir melhor da tecnologia do que os professores mais velhos eles podem pensar que não precisam daquela aula, que podem simplesmente chegar em casa e pesquisar sobre aquela matéria na internet, e a pior parte disso é que eles realmente podem.
Podendo aprender os mesmos conteúdos que são passados nas aulas, tendo até as apostilas usadas na escola disponíveis na internet, prestar atenção nas aulas já não parece mais tão necessário. Claro que estudando pela internet os alunos não tem a chance de esclarecer dúvidas com o professor, mas a ideia de poder estudar em sua própria casa parece mais amigável do que estar em uma sala cheia e barulhenta.
Uma solução para esse tipo de situação, seria o governo criar algum tipo de curso de atualização para os professores, onde eles pudessem apender um novo método de ensino, algo que cativasse mais o interesse dos jovens. Esse curso resolveria todo o problema? Obviamente não, mas com aulas mais dinâmicas e atualizadas, despertaria a vontade dos alunos de aprender e de voltar para a sala de aula.

Bruna da Silveira Nº07 3ºE

Anônimo disse...

Todas escolas públicas proporciona educação de qualidade para todos, visto que todo ser humano tem a capacidade de aprender de acordo com seus interesses e seu ritmo,mas existe um grande número de alunos desinteressados pelo ensino.
Infelizmente os professores não conseguem controlar o uso de aparelhos celulares nas salas de aula,seja lá quantas vezes o professor chamar atenção do aluno para prestar atenção automaticamente ele irá ignorar.
Para alcançar essa qualidade na educação, há a necessidade de renovar toda a estrutura educacional deixando para trás o ensino tradicional, a escola necessita ser pensada como “preparação” para a vida, na função de preparar cidadãos do mundo.

Flávia Alessandra n°15,3°E

Anônimo disse...

Bem a escola tem uns pontos fracos sim , uma delas e as provinhas do governo que eles passam para ver como estão o ensino dos alunos , mais os alunos a maioria cola ou chuta porque acham que não serve pra nada essas proavas , outra e o uso dos celulares na sala de aula , não conseguem controlar isso na escola então acaba tirando mais a atenção do aluno no seu aprendizado.

»Luan Rennan Pereira Pinto
»26
»3°E

Anônimo disse...

É comum ver o desinteresse das pessoas em escolas publicas, normalmente os alunos conversam sobre assuntos que não condizem com a aula, ou até então, usam o celular, dormem, entre muitas outras coisas, porém o problema não está só centrado nisso, e sim no desinteresse de alguns professores, como por exemplo um professor que entra na sala de aula e passa um texto enorme na lousa e não existe dialogo, explicação ou interação nenhuma com os alunos.
Acredito que seja bem importante a colaboração de todos, para uma educação melhor, tanto do governo, como da escola, dos professores e dos alunos. Sendo assim, todos poderão ter um futuro digno de esforços do passado, independente se estudou numa escola particular ou publica.


Thaís Vaz Nº33 3º"E"

Anônimo disse...

É comum ver o desinteresse das pessoas em escolas publicas, normalmente os alunos conversam sobre assuntos que não condizem com a aula, ou até então, usam o celular, dormem, entre muitas outras coisas, porém o problema não está só centrado nisso, e sim no desinteresse de alguns professores, como por exemplo um professor que entra na sala de aula e passa um texto enorme na lousa e não existe dialogo, explicação ou interação nenhuma com os alunos.
Acredito que seja bem importante a colaboração de todos, para uma educação melhor, tanto do governo, como da escola, dos professores e dos alunos. Sendo assim, todos poderão ter um futuro digno de esforços do passado, independente se estudou numa escola particular ou publica.


Thaís Vaz Nº33 3º"E"

Anônimo disse...

É comum ver o desinteresse das pessoas em escolas publicas, normalmente os alunos conversam sobre assuntos que não condizem com a aula, ou até então, usam o celular, dormem, entre muitas outras coisas, porém o problema não está só centrado nisso, e sim no desinteresse de alguns professores, como por exemplo um professor que entra na sala de aula e passa um texto enorme na lousa e não existe dialogo, explicação ou interação nenhuma com os alunos.
Acredito que seja bem importante a colaboração de todos, para uma educação melhor, tanto do governo, como da escola, dos professores e dos alunos. Sendo assim, todos poderão ter um futuro digno de esforços do passado, independente se estudou numa escola particular ou publica.


Thaís Vaz Nº33 3º"E"

Anônimo disse...

É comum ver o desinteresse das pessoas em escolas publicas, normalmente os alunos conversam sobre assuntos que não condizem com a aula, ou até então, usam o celular, dormem, entre muitas outras coisas, porém o problema não está só centrado nisso, e sim no desinteresse de alguns professores, como por exemplo um professor que entra na sala de aula e passa um texto enorme na lousa e não existe dialogo, explicação ou interação nenhuma com os alunos.
Acredito que seja bem importante a colaboração de todos, para uma educação melhor, tanto do governo, como da escola, dos professores e dos alunos. Sendo assim, todos poderão ter um futuro digno de esforços do passado, independente se estudou numa escola particular ou publica.


Thaís Vaz Nº33 3º"E"

Anônimo disse...

O que dizer da escolas para muitos um lugar pra passar o tempo fazer amigos, poucos realmente a vem como um lugar para estudar: Este é um assunto com vários pontos de vista, Sempre que falamos do ensino publico, deparamos com os preconceitos do ensino Porque a grande diferença de ensino de escola publica pela particular? Muitas vezes alunos reclamam de professores, da educação, do governo e não fazem nada pra mudar, As escolas publicas são submetidas a realizar provas sobre o saresp afim de saber a capacidade do ensino de cada aluno, A escola vêm sofrendo uma turbulência, que se trata da era tecnológica, A escola quer mudar, professores que antes recebiam um ensino mais rígido, a maioria ainda insiste no ensino antigo, tentar reproduzir um método que já não funciona mais. Da pra ver claramente nos alunos que preferem estar mais atentos a tecnologia do que uma lousa antiga. As escolas públicas dos dias de hoje são diferentes das de antigamente, basta conversar com seus pais avós para perceber isso.

wesleyton C.Santos Nº36 3ºE

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

O interesse tem que vir não só de um lado, mas sim de todos.


É normal ouvir dizer que escola particular o ensino é melhor, as chances são maiores e que o futuro dos alunos que frequenta tal já esta garantido. Escola publica normalmente sofre preconceito, não só por ser publica, mas muitas vezes por se localizar em zonas de baixa renda, não ter a oferecer tanto com equipamentos modernos, como uma sala de Biologia(com todos equipamentos), ou coisas do tipo. Mas nem por isso a escola publica ou qualquer outro tipo de escola deixa de ser boa ou passa a ser melhor só por essas coisas. Muitas vezes o diferencial da escola vem da parte dos alunos e dos professores, no interesse de cada um de aprender, ensinar e criar um ambiente a onde exista interatividade de ambas partes, aulas com mais proximidade entre alunos e professores.


Lais Ettore Nº24 3ºE

Anônimo disse...

Hoje infelizmente vemos que o ensino das escolas públicas está um pouco "fraco" o que acaba trazendo um certo desinteresse no aluno, o que é lamentável.Claro não devemos culpar somente a escola, o ensino nas escolas públicas hoje em dia estão assim, pois, sabemos que o governo não investe na escola nelas, pois se fizerem isso não haveria motivos para existir escola paga, o que é o velho caso do "dinheiro em primeiro lugar".
Porem, a culpa também são dos alunos, que por muitas vezes desrespeitam os professores, os agridem verbalmente e até fisicamente.
Bom, acredito eu que, há um modo de acabar com a triste realidade das nossas escolas, investindo nas mesmas, esquecendo de escolas pagas, focar apenas nas gratuitas com auxílios tecnológicos, aulas de música, o que seria uma forma inteligente de despertar o interesse dos alunos, pois acredito eu que, já passamos da faze do "giz e lousa".

Anônimo disse...

Giz e Lousa
Hoje infelizmente vemos que o ensino das escolas públicas está um pouco "fraco" o que acaba trazendo um certo desinteresse no aluno, o que é lamentável.Claro não devemos culpar somente a escola, o ensino nas escolas públicas hoje em dia estão assim, pois, sabemos que o governo não investe na escola nelas, pois se fizerem isso não haveria motivos para existir escola paga, o que é o velho caso do "dinheiro em primeiro lugar".
Porem, a culpa também são dos alunos, que por muitas vezes desrespeitam os professores, os agridem verbalmente e até fisicamente.
Bom, acredito eu que, há um modo de acabar com a triste realidade das nossas escolas, investindo nas mesmas, esquecendo de escolas pagas, focar apenas nas gratuitas com auxílios tecnológicos, aulas de música, o que seria uma forma inteligente de despertar o interesse dos alunos, pois acredito eu que, já passamos da faze do "giz e lousa".
Allan Henrique Santos 3°E

Anônimo disse...

Lado certo ou errado ?



Muitos criticam as escolas devido a falta de recursos para atender os avanços da sociedade , mas são poucos os que vêem que na realidade o grande problema vai além disso , e se dá pela falta de interesse tanto dos alunos , como da escola e governo em si.
Os professores passam o que lhes é proposto e não podem ir muito além disso , uns se submetem a obedecer certas regras que ditam não poder mostrar ao aluno a situação da sociedade e o posicionamento correto diante da mesma , e devido a esse "jogo" de um contra o outro , se tornou cômodo aos alunos não se manifestar diante disso tudo .
Portanto , o que falta na escola , na educação, no governo e principalmente nos alunos é menos desinteresse e demonstrar mais vontade e querer.

Mirela Borges , n• 28
3•E

Mauro igor 3 e disse...

Bom acredito que o mundo está mudando a cada dia que se passa.
O avanço na tecnologia está a cada dia crescendo muito, a escola pública é um fator que no futuro acabara porque a tecnologia vai substituir tudo.
Enfim o estudo hoje em dia é precario porque o governo não faz nada pra mudar isso, não investe na nova geração e nem nós estudos.
Acredito que se o método da educação no Brasil fosse mais rigorosa, os alunos iam dar importância mais para o estudo.
A importância da escola que se não tivesse ela não seriamos ninguém.
O estudo a escola são as ferramentas principais para um futuro melhor.
Enfim o estudo no Brasil ta uma porcaria.
A escola é hoje em dia um espaço para criar e conhecer novas pessoas pois as pessoas não usam com método de estudar, mas pra outras coisas tipo namorar.
A escola PÚBLICA deveria ter mais valor por quem o frequenta.

MAURO IGOR 3 e
26 de setembro de 2014 08:31