Propomos uma dinâmica por meio da divulgação de leituras e do escoamento de experiências nessa esfera, disseminando resultados dignos de serem compartilhados. Espaço voltado a estabelecer um vínculo além das fronteiras das salas de aula. Ambiente inacabado por natureza, pois requer acima de tudo, dialogar com alunos, professores e outros segmentos que queiram usufruir desse universo, fortalecendo relações profícuas, convidando leitores, promovendo registros de impressões e contaminando por meio do olhar, novas gerações leitoras.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
15 comentários:
9º ano! Após assistirmos ao filme:
"Vida de inseto", que tal fazermos uma discussão em torno do mito da caverna? Bom trabalho!
Israel M. Lopes nº16 8ªD
Seria que no filme as formigas temem sair da ilha pois não sabem o que há lá fora,assim como a tirinha eles acham que só a vida dentro daquele lugar que eles vivem.
O mito da caverna diz exatamente o que nós não enchergamos no dia a dia.Ninguém abre o olho para enchergar o mundo de verdade como é que nos roubam, não nos dão melhores salários, melhores hospitais,moradia,segurança etc.
Esse filme e essa tirinha representa a sociedade em que estamos vivendo pois ninguém quer sair para ver oque há no mundo,porque eles tem medo do que pode haver.
A sociedade tem medo de mudanças e acham que tudo deve ser feito como era antes no filme podemos ver as formigas alimentando os gafanhotos sem nenhuma resistência no HQ os homens se recusam a acreditar que ha um mundo além da caverna até que é mostrado para eles mas no futuro eles ignorando o mundo afora
"O mito da Caverna" aborda quase o mesmo assunto,pois no filme "Vida de inseto" eles não viviam mais que colher alimento e entregar aos gafanhotos .
E mostra a mesma mensagem do filme que se nós não abrirmos os olhos não viveremos também .
Carol Poda e Steven W.
8D
Que no filme as formigas representam os três homens de idade ,eles tem medo de sair para ver o que tem para fora do ambiente que estão acostumados.
Medo de serem livres. Que as formigas tem medo de sair para fora de sua colônia,e os homens medo de sair de sua caverna.
Ass:
Vitor
Gustavo Oliveira
No filme Vida de Inseto e o HQ,mostra como as pessoas tem medo de sair para o mundo la fora,por causa das coisas que os assustam e que os prendem.Mas quando eles saem, vê que é tudo diferente e que eles não precisam ter medo
No filme Vida de inseto uma ituação semelhante acontece,as formigas seguiam um padrão onde conhecer a vida ou outros lugares parecia impossível aos olhos dela e no HQ também.Os senhores das cavernas tinham medo de sair da caverna e ver a vida além das sombras que eles viam.
Carolaine B - jeniffer
8 D
Eu entendi que o filme "Vida de inseto" e essa HQ tem várias coisas em comum. Por exemplo, as formigas tinham a mesma rotina, os mesmos conceitos... Elas também temiam sair da "ilha" onde viviam e os homens da caverna da HQ também eram assim, eles tinham medo do novo. Mas aparece uma pessoa que os faz mudar completamente de ideia sobre o que há lá fora (tanto da ilha como da caverna).
Gostei Muito dessa tira , pois ela satiriza e retrata os homens alienados na televisão, mostrando que eles perdem muito tempo parados apreciando algo q não é tão importante ...
André Luiz n5 3E
Eu não aprecio muito a leitura , mas gosto de ler algumas noticias que tiram duvidas , textos ou tiras assim como essa , que zombam da alienação , ou a falta de interesse do ser humano. Aprecio também histórias fictícias , mesmo não gostando de ler , eu acabo me atraindo por algo na história , que me chama atenção , e me faz refletir sobre a mesma.
Brunas 3°E n°07,08
Ambos tratam sobre a alienação da sociedade,sobre como as pessoas se satisfazem com o pouco que conhecem e não vão atrás de mais informações. A HQ brinca com a relação de tempo e espaço, mostrando que os anos passaram mas a maioria das pessoas continuam ignorantes.
fala da sociedade, sobre como as pessoas se contentam com o pouco que sabe e não procura obter mais conhecimento. A Historia mostra que os anos passaram mas a maioria das pessoas continuam ignorantes.
Ana carolina
Rodrigo
3ºE
1º comentário (da HQ) http://defigadoecoracao.blogspot.com.br/2009/11/o-mito-da-caverna-atualizando.html?spref=bl ( não sei se a senhora vai diretamente no blog, mas por um erro comentei nele)
Adendo : ''Que tipo de leitora sou..''
Vou lhe dizer uma coisa professora, não consigo me rotular. Não sei se sou uma leitura que é extremamente apaixonada ou se sou só uma pessoa normal, não me identifico com nenhum dos dois na verdade.
Todavia devo confessar, não consigo ler tudo o que aparece na frente. Quando estou à procura de um livro, simplesmente eu não encontro, pois eu estou procurando, e as vezes é quando eu procuro que não acho. Na maioria das vezes é quando estou passando em frente a uma vitrine sem a intensão de comprar algo, acredito que é o livro que me chama, que me escolhe. Eu estou passando em frente e 'pá', ele me chama a atenção, chega a ser engraçado, mas ocorre uma troca de ''olhares'' com o livro e se não o compro no momento, ele fica lá dentro da minha cabeça, que sempre viaja até onde ele está. Até parece que eu me apaixonei pelo livro! Mas é uma verdade, eu não consigo ir a uma livraria e escolher um, é ele que me escolhe. Então, não, não consigo ler qualquer livro, não consigo pegar uma paixão por qualquer um, porque é preciso que ocorra essa vontade de tê-lo, de ler (mesmo sem saber do que se trata)e sentir o cheiro das paginas novinhas ou até mesmo velhas (livros com mais de 20 anos, e pasme professora, eu tenho um que meu pai amou e leu durante toda a infância!).
Concluindo, eu não me importo muito em pensar em que tipo de leitora sou, eu simplesmente sou, posso ser preguiçosa, posso ler como se o mundo fosse acabar amanhã, mas de uma coisa eu tenho certeza, eu gosto de ler!
Bom essa historia em quadrinhos relata a seguinte coisa, em um pequeno moco que encontra uma caverna e lá tem umas pessoas sentadas olhando na parede vendo sombras, ele chega todo empolgado para contar aos seus amigos uma novidade, que lá fora tem um mundo lindo, seus amigos nem dão bola para ele.
Ele entra na frente, seus amigos ficam bravos e sai correndo atrás dele... Quando sai lá fora ele não querem olhar pois tem uma claridade total, mais ele insiste em que eles olhassem.
Eles olham e ficam felizes, pois encontraram um mundo lindo para eles viver!
Bom essa historia relata a seguinte coisa, que existem pessoas que vivem em um mundo de CAVERNA ou seja, pessoas que vivem em torno de televisão, internet, redes sócias e esquecem que existe um mundo magico e lindo para viver e explorar.
ENTRE OS DOIS TEXTOS QUE LI ME INDENTIFIQUEI COM O PRIMEIRO.
Porque sou uma pessoa que gosta de historias românticas, gosto muito de ler livros que relatam historia reais de amor, ler livros e bom porque desenvolve melhor a mente, historias de amor nos tornam pessoas que da amor ao próximo, e que podem ser feliz independentemente se e pobre ou rico, apenas basta querer ser feliz.
Professora gostei muito do seu blog.
Postar um comentário